Topo

Eles não assistiram à novela, mas bombam com página no Face do Rei do Gado

Mateus (esq.) e João Vitor (dir.) criadores da página do Facebook @reidogadogirando - Divulgação - Divulgação
Mateus (esq.) e João Vitor (dir.) criadores da página do Facebook @reidogadogirando
Imagem: Divulgação

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

02/11/2016 06h00

Se você não conhece a página "Todo dia o rei do gado girando com uma música diferente", coloque o som e curta o vídeo acima. 

Eles não assistiram à primeira versão da novela que foi exibida na TV Globo, em 1996, nem a reprise da trama em 1999. Foram ter contato com o Rei do Gado, em 2015, em sua segunda reprise, mas nem imaginavam que estava ali a inspiração para uma página de grande sucesso no Facebook.

Em menos de uma semana, a página alcançou mais de 50 mil curtidas e "surpreendeu" os criadores João Vitor Vidal e Matheus Santos, ambos de 18 anos. "Não tínhamos nenhuma pretensão quando resolvemos criar a página", disse João Vitor. "A ideia era só compartilhar com os amigos a inspiração que tivemos", completou Matheus.

Na página, a cada dia --incluindo finais de semana e feriados-- o inesquecível Rei do Gado com seu cavalo e em meio a sua boiada se remexe ao som de uma música diferente. Ele já mostrou ter bastante gingado e se saiu bem com música eletrônica, e até com a música tema do filme "Arquivo X" e da série "A Grande Família". Teve até homenagem ao Silvio Santos.

Ideia veio do Youtube

Os amigos que estudam juntos no curso de Ciências da Computação da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) dizem seguir muitas páginas de humor e tiveram a ideia de criar uma também quando voltaram a se deparar com o clipe de abertura da novela Rei do Gado no YouTube.

"É muito bizarro ver alguém girando com o cavalo em volta de um monte de boi e no fim se transformar em ouro. Sem contar a cara do ator Antônio Fagundes", descreveu Matheus, que disse ter decidido junto com João Vitor a se aproveitar dessa "bizarrice" e transformá-la em algo "engraçado". "Por que não colocar o Rei do Gado girando em outros ritmos?", questionou ele.

E foi no terceiro vídeo publicado que a página mostrou a que veio. Foram mais de 338 mil visualizações, 9,8 mil curtidas e 4.453 compartilhamentos em um vídeo ao som de Sandstorm do DJ Darude, uma música já conhecida por outros memes "Desde então os números de curtidas só foram crescendo", aponta João Vitor, que diz que a brincadeira alcançou diversas tribos e que grande parte do público nunca nem assistiu à novela.

Se antes as ideias das montagens partiam única e exclusivamente de seus criadores, agora, eles já contam com a colaboração os internautas. "Buscamos fazer um ranking das mais pedidas para montarmos os vídeos", diz Matheus, que tem curso técnico em design gráfico. Segundo ele, as montagens --da idealização a edição-- demoram cerca de quatro horas.

Mesmo com o sucesso repentino, os dois amigos ainda não ganham nenhum dinheiro com a página e nem pensam em monetizá-la. "É um hobby apenas e não temos pretensão de monetizá-la", afirma Matheus, que diz se contentar com o reconhecimento do público. "Isso para nós basta."