Topo

Nos EUA, ladrões de iPad são pegos após publicarem vídeo na internet

Dorian Walker-Gaines, 20, e Dillian Thompson, 22, foram identificados após publicarem vídeo em conta do iCloud de dono de tablet roubado - Reprodução/YouTube/Gurgling Kitten
Dorian Walker-Gaines, 20, e Dillian Thompson, 22, foram identificados após publicarem vídeo em conta do iCloud de dono de tablet roubado Imagem: Reprodução/YouTube/Gurgling Kitten

Do UOL, em São Paulo

23/01/2015 10h59

A polícia de Houston,  Texas (Estados Unidos), prendeu dois rapazes após publicarem fotos e vídeos deles na internet com um iPad roubado. Os arquivos foram publicados na conta do iCloud (serviço da Apple que sincroniza dados do usuário) do dono do portátil. As informações são do site "The Next Web".

O dono do iPad (cujo não não foi divulgado), ao notar que havia fotos e vídeos novos publicados em sua conta no iCloud, decidiu colocá-las no Reddit, um fórum norte-americano. Após um tempo, um dos usuários da página descobriu o nome e data de nascimento dos garotos. Com essa informação, a polícia pode achar os homens.

Segundo o site, Dorian Walker-Gaines, 20, e Dillian Thompson, 22, publicaram um vídeo e fotos ostentando o que eles haviam roubado naquele dia. Além do tablet, eles ainda confessaram ter roubado US$ 5.000, um laptop e outros itens achados em um carro destrancado.

O caso não é o primeiro do tipo. Pelo fato de vários usuários deixarem o iCloud sincronizar diretamente com a internet, vários donos de dispositivo já tiveram acesso a fotos e vídeos de pessoas que roubaram ou furtaram seu aparelho . Em 2013, no Reino Unido, um homem foi identificado após ter entrada em um casa e ter roubado um iPad.

Além disso, há casos que o paradeiro do eletrônico é encontrado com a ajuda de softwares de localização.