Topo

Smartphone LG L80 tem boa câmera, mas TV digital empaca

L80 traz TV digital embutida, mas durante testes o recurso não funcionou tão bem - Reprodução
L80 traz TV digital embutida, mas durante testes o recurso não funcionou tão bem Imagem: Reprodução

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 06h01

O smartphone L80, da LG, pode ser comprado nas versões com um ou dois chips. Ele conta com TV digital, além de câmeras que tiram fotos e gravam vídeos com boa  qualidade. Mas o desempenho da TV, o fato de reiniciar sozinho e o preço sugerido de R$ 950 podem desagradar os usuários.

Disponível em preto ou branco, o telefone tem 5 polegadas e material antiderrapante na traseira. Os atalhos (home, configurações e troca de chips) na parte da frente ajudam, mas o botão voltar atrapalha. Se você pegar o celular distraidamente, ele pode acabar saindo de algum aplicativo mesmo sem você querer.

Com relação às chamadas e mensagens, o desempenho é bom e não deixa o usuário na mão. Já o fato de eventualmente se reiniciar sozinho pode ser considerado um problemão. Durante os testes feitos pelo UOL Tecnologia, o procedimento não aconteceu apenas uma, mas duas vezes. E sem motivo aparente.

Multimídia

A TV Digital, que deveria ser o maior diferencial do aparelho, não é tão boa. Ao contrário da programação exibida com primor pelo modelo L40, a do L80 demora a achar os canais, só consegue captar poucos (durante os testes encontrou no máximo sete) e, quando pega uma emissora, apresenta sinal fraco e ruim. A TV ligada também consome bastante a bateria.

A televisão móvel faz capturas de tela e mostra a programação, além de gravar ou agendar o que está passando. Ela ainda conta com a opção de habilitar closed caption (legendas).

A câmera digital apresenta ótimo desempenho nas duas vertentes. A principal, de 8 megapixels, tira fotos com boa resolução seja de perto ou longe. Também conta com flash de LED, que permite captar imagens com luminosidade suave - nada de luzes que quase cegam o usuário.

A auxiliar (VGA) é própria para os fãs de “selfies”. Apesar da qualidade baixa, o recurso cumpre a expectativa do usuário assíduo de Instagram e Facebook.

Diferentemente do L40, que apresenta vídeos do YouTube com imperfeições e qualidade ruim, o L80 traz imagens nítidas e coloridas. O áudio é outro bônus. Alto e claro, faz um bom par com o desempenho da tela.

Funções especiais

Assim como o modelo menor, este smartphone também vem com funções extras. O Guest Mode, conhecido como modo convidado, permite determinar quais aplicativos outras pessoas terão acesso ao pegar seu celular

Outro recurso é o Knock Code - ferramenta que permite criar mais de 80 mil combinações na tela do LG. Ainda há o Plug&Pop: ao plugar algum dispositivo, o L80 mostra as tarefas que você pode executar. Ao inserir o fone de ouvido, por exemplo, você pode entrar diretamente no YouTube.