Topo

Com carisma e bom humor, executivo de software é o novo "showman" da Apple

Craig Federighi, VP de software da Apple, brinca durante o WWDC, evento para desenvolvedores da Apple - John G. Mabaglo/Efe
Craig Federighi, VP de software da Apple, brinca durante o WWDC, evento para desenvolvedores da Apple Imagem: John G. Mabaglo/Efe

Juliana Carpanez

Do UOL*, em San Francisco

02/06/2014 21h10

O evento da Apple para desenvolvedores, realizado nesta segunda-feira (2) em San Francisco (EUA), coroou o vice-presidente de software Craig Federighi como a nova cara da Apple para grandes apresentações - posto ocupado durante anos por Steve Jobs. Nesta última edição do WWDC (Worldwide Developers Conference), o palco foi dele: Federighi envolveu e fez a plateia rir - de verdade - ao apresentar novidades como as plataformas iOS8 e Mac OS X Yosemite.

Tim Cook, o diretor-executivo que ocupa hoje o cargo de Jobs, abriu a apresentação e apareceu diversas vezes para anunciar as novidades - inclusive alfinetando a plataforma Android, do Google. Mas, num bate-bola que se repetiu durante as duas horas do evento, Cook basicamente levantou para Federighi cortar.  O CEO anunciava a novidade, e o VP de software convencia a plateia de que aquilo era realmente legal.

Federighi já havia se destacado neste mesmo evento no ano passado, durante o lançamento do iOS7 - na ocasião, a verdadeira estrela era o vice-presidente de design da Apple, Jonathan Ive, que prefere não falar em público. Mas no WWDC 2014, o papel de Federighi cresceu a ponto de ele ser chamado de "meu colega Super-Homem" por Tim Cook, seu chefe.

Tim Cook, diretor-executivo da Apple, cede lugar para apresentação de Craig Federighi no WWDC 2014 - Justin Sullivan/Getty Images/AFP - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Tim Cook (D), CEO da Apple, cede lugar para apresentação de Craig Federighi no WWDC
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

O executivo tem muito carisma - algo que Steve Jobs também demonstrava em suas disputadíssimas apresentações.

Ele fala bem, explica de uma maneira fácil, faz as piadas no tempo certo ("timing") e ainda cria situações divertidas para demonstrar o produto. Como quando utilizou um novo sistema de telefonia no Mac para ligar para Dr. Dre, rapper cofundador da Beats Electronicos (empresa recém-comprada pela Apple) - isso no viva-voz e em frente às 6.000 pessoas que aparentemente já o adoram.

Contando, pode não ser tão engraçado - afinal, nem todos têm o carisma de Craig. Mas, se assistir à apresentação no site da Apple, é muito provável que você se encante com ele, como aconteceu com a plateia do evento e com a autora deste texto.

Formado em Ciência da Computação, Federighi trabalhava na empresa NeXT, de Steve Jobs, quando ela foi comprada pela Apple em 1996. Segundo a "Forbes" - que o classifica como uma das dez pessoas em ascensão das companhias mais inovadoras -, ele saiu depois de quatro anos e foi para a empresa de software Ariba. Voltou para a Apple em 2009, onde hoje responde pelo desenvolvimento do iOS e OS X. E pelas piadas bem-sucedidas nos eventos da empresa.

* A jornalista viajou a convite da Apple.