Facebook "copia" Twitter e começa a oferecer a opção de incluir hashtags na rede social
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (12) que vai passar a tornar hashtags clicáveis na rede social. Dessa forma, o site de Mark Zucerberg funcionará como o Twitter: cada vez que um usuário clicar sobre uma palavra com o símbolo de cerquilha (#), ele será direcionado a uma página de pesquisa sobre o assunto. Segundo a empresa, o recurso será liberado aos poucos para os usuários nas próximas duas semanas.
“As hashtags permitirão que você adicione contexto a um post ou indique ele é parte de uma discussão maior. Ao clicar em uma hashtag, você verá atualizações de outras pessoas e páginas que estão abordando o mesmo tópico”, escreveu Greg Linday, em comunicado à imprensa disponibilizado no site da rede social.
Com esta função habilitada, os usuários conseguirão fazer pesquisas específicas em suas barras de busca (como #NBAFinals) e clicar em hashtags originadas em outros serviços (como posts do Instagram que utilizem o recurso).
Apesar de as postagens aparecem no campo de busca da rede social, o Facebook ressalta que continuará a valer as restrições de acesso. Se um usuário define que apenas seus amigos possam ver suas publicações, apenas os contatos dele que buscarem por hashtags visualizarão suas atualizações.
“Nós vamos continuar a revelar mais recursos nas próximas semanas e meses, como uma área com as hashtags mais citadas”, informou Linday. Segundo o Facebook, a inclusão de hashtags é apenas o primeiro passo para ajudar as pessoas a descobrirem mais o que outras pessoas estão dizendo sobre assuntos em específico e a participarem das conversas.
Recursos do Twitter no Facebook
O uso de hashtags não é o único recurso “copiado” do Twitter pelo Facebook. Recentemente, a rede social implementou uma funcionalidade de contas verificadas (que permite aos usuários saberem se, por exemplo, determinada página é, de fato, de uma celebridade).
Outro detalhe parecido entre as redes foi a mudança de nome de um recurso. Antes, a opção para acompanhar um perfil sem ser amigo da pessoa era chamada “assinar”. O Facebook, então, mudou para “seguir”, da mesma forma que ocorre no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.