Topo

Google Street View começa a capturar imagens do Cristo Redentor com mochila ultraequipada

Com uma mochila ultraequipada chamada Trekker, uma equipe do Google captura imagens do Grand Canyon (Estados Unidos) - Divulgação/Google
Com uma mochila ultraequipada chamada Trekker, uma equipe do Google captura imagens do Grand Canyon (Estados Unidos) Imagem: Divulgação/Google

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 14h43Atualizada em 08/04/2013 14h54

O Google anunciou nesta segunda-feira (8) que começará a capturar imagens do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com uma mochila ultraequipada chamada Trekker para o serviço Street View. O ponto turístico será o primeiro local da América Latina a ter imagens tiradas com este equipamento. O primeiro local mapeado desta forma foi o Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Segundo o Google, a Trekker carrega um conjunto de equipamentos semelhante ao empregado nos carros do Street View. Ao todo, são 15 câmeras acopladas a uma estrutura e operadas por um equipamento com sistema operacional Android.

O Cristo Redentor não é o primeiro ponto turístico brasileiro captado pelo serviço Street View. Com a ajuda de carros específicos e da Trike, um triciclo equipado com várias câmeras, locais como a Marquês de Sapucaí (RJ), Jardim Botânico (RJ) e o Estádio do Morumbi (SP) já constam no sistema de mapas do Google.

O Street View já captou mais de 8.000 quilômetros em cidades de 48 países. Em 2010, no lançamento do serviço no Brasil, o sistema de mapas estreou com 51 cidades captadas, incluindo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e suas respectivas regiões metropolitanas. Atualmente, diz o Google, a companhia já registrou mais de 350 mil quilômetros da malha viária pavimentada do país.