Topo

Huawei apresenta smartphone Ascend P2, com conexão ultrarrápida de até 150 Mbps

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em Barcelona (Espanha)

25/02/2013 07h53

A fabricante chinesa Huawei “queimou a largada” e apresentou no domingo (24) o smartphone Ascend P2, antes do início do Mobile World Congress, evento de tecnologia móvel realizado em Barcelona (Espanha) de 25 a 28 de fevereiro. O dispositivo, considerado top de linha pela companhia, tem como principal chamariz a velocidade ultrarrápida da conexão 4G: 150 Mbps (megabits por segundo), de acordo com o fabricante. Por este motivo, a companhia o anuncia como “o mais rápido smartphone 4G do mundo”.

A título de comparação, uma conexão com velocidade de 10 Mbps é considerada rápida no Brasil até mesmo para internet doméstica. Os planos 3G oferecem até 1 Mbps, mas a velocidade geralmente fica abaixo desse valor.

A Huawei vai começar a vender o Ascend P2 globalmente a partir do segundo trimestre de 2013. Na Europa, o preço do smartphone desbloqueado ficará em 399 euros (aproximadamente R$ 1.050). Com o lançamento, a companhia mira diretamente os líderes de venda de smartphones pelas altas especificações de hardware: Samsung e Apple.

Características
O Ascend P2 tem processador quad-core (quatro núcleos) de 1,5 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento (expansível com cartão de memória), 4,7 polegadas, tela ultrarresistente Gorilla Glass, câmera traseira de 13 megapixels e 8,4 milímetros – enquanto seu antecessor, o Ascendi P1, tem 7,7 milímetros. O sistema no Ascend P2 é o Android 4.1, com uma interface gráfica feita pela própria Huawei chamada EmotionUI.

A câmera, além dos “ignorantes” 13 megapixels, traz funções espertas. Ao captar fotos, é possível aplicar filtros parecidos com os presentes no aplicativo Instagram e ainda modos de cena divertidos. Com eles é possível, por exemplo, distorcer o nariz de alguém ou ainda deixar o rosto da “vítima” mais gordo.

Apesar de ter poucos aparelhos no Brasil, a companhia se destaca em vários mercados na comercialização de smartphones de baixo custo. Segundo a consultoria IDC, essa forma de abordagem fez com que a fabricante oriental fechasse 2012 como a terceira empresa no ranking de participação no mercado de telefones inteligentes.

Software personalizado
O Ascend P2 chama a atenção pelas características de hardware avançadas. Porém, para poder enfrentar os líderes do mercado, a Huawei aposta em diversos recursos semelhantes aos concorrentes.

O Smart Reading consiste na seleção de uma frase ou palavra, que dá acesso a um menu de opções com as funcionalidades: fazer busca por um termo, achar o significado no dicionário ou pesquisá-lo na Wikipedia.

Já o Cloud+ é um serviço que lembra muito o iCloud, da Apple. A plataforma possibilita o armazenamento de arquivos diretamente na internet, sincronizar o backup do smartphones e ainda localizar o aparelho quando for roubado ou perdido.

Huawei Ascend P2

Tela: 4,7 polegadas, Gorilla Glass
Sistema operacional: Android 4.1
Processador: Quad-core de 1,5 GHz
Câmera: 13 megapixels
Conexão: 4G
Armazenamento: 16 GB (expansível com cartão)
Preço:399 euros (cerca de R$ 1.050)