Topo

Feira de tecnologia móvel promete novos sistemas operacionais para tablets e smartphones

26.fev.2012 - Pessoas caminham pela entrada principal do Mobile World Congress, feira de tecnologia móvel realizada em Barcelona (Espanha) - Albert Gea/Reuters
26.fev.2012 - Pessoas caminham pela entrada principal do Mobile World Congress, feira de tecnologia móvel realizada em Barcelona (Espanha) Imagem: Albert Gea/Reuters

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em Barcelona

25/02/2013 06h01

Enquanto a maioria dos eventos de tecnologia utiliza a ocasião para o lançamento de tudo quanto é tipo de produto, a Mobile World Congress, feira realizada anualmente em Barcelona (Espanha), é conhecida pelo lançamento a rodo de novos celulares, smartphones e tablets. Neste ano, as fabricantes de telefone prometem apresentar alternativas aos sistemas dominantes do mercado (Android e iOS) para alcançar o que chamam de “o próximo bilhão de usuários de smartphones”. O UOL Tecnologia fará a cobertura completa do congresso de tecnologia móvel, que ocorre entre os dias 25 e 28 de fevereiro.

É sempre difícil prever exatamente o que vai ser lançado durante a feira, pois as empresas geralmente tentam guardar os segredos a sete chaves. Mas os rumores pré-evento dão alguma ideia do que pode surgir durante os quatro dias do congresso. Veja abaixo alguns deles.

Alternativas às plataformas convencionais

O mercado de celulares inteligentes está cheio de aparelhos com sistema iOS, Android e Windows Phone. No entanto, há pelo menos duas plataformas abertas surgindo como alternativas: Firefox OS e Ubuntu OS.

O Firefox, fruto de uma parceria entre Mozilla e a operadora Telefônica, tem sido alardeado desde a edição de 2012 do Mobile World Congress. A única certeza é que os primeiros dispositivos com a novidade começarão a ser vendidos em alguma data de 2013. Por enquanto, apenas a espanhola Geekphone e a chinesa ZTE estão confirmadas como fabricantes de aparelhos para a plataforma.

Já o Ubuntu OS foi apresentado recentemente pela Canonical, empresa desenvolvedora da plataforma Linux para desktops. A tendência é que a companhia comece a engajar desenvolvedores a criarem aplicativos para depois liberar a plataforma para fabricantes de smartphones e tablets.

Há ainda a expectativa que a Samsung mostre os aparelhos com o sistema operacional Tizen (fruto de uma parceria entre a Intel e a fabricante asiática).

Câmeras potentes

Provavelmente, as telas de smartphone não ultrapassarão os 6,1 polegadas do smartphone Ascende Mate, da Huawei, apresentado durante a CES 2013 – mais do que isso, o dispositivo já vira um tablet. Resta aos fabricantes, então, partirem para a “ignorância” em outros recursos do aparelho.

Há pelo menos dois rumores referentes a câmeras potentes para celulares inteligentes. Um deles envolve a Nokia, que deve apresentar um celular Windows Phone com uma câmera equivalente a do modelo 808 PureView, mostrado no último Mobile World Congress. O Nokia 808 PureView tem um sensor de 41 megapixels.

O outro rumor é de que a Huawei apresentará um smartphone chamado Ascend P2, que virá com uma câmera de 13 megapixels. Até o momento, a maioria das câmeras dos smartphones top não passam de 8 megapixels.

Tablets

Para a edição de 2013 do Mobile World Congress, pelo menos duas companhias deverão apresentar novos tablets: Samsung e Asus. A fabricante sul-coreana deve ampliar a linha Galaxy Note com um novo tamanho do portátil (provavelmente em um tamanho muito próximo à tela do iPad mini, que é de 7,9 polegadas).

A taiwanesa Asus deve mostrar mais o dispositivo Fonepad (um modelo híbrido de smartphone e tablet) com processador Intel.
Além disso, as fabricantes devem mostrar várias opções de aparelhos equipados com o sistema operacional Windows 8, lançado no fim de 2012.

Pagamentos móveis

Nas duas últimas edições do Mobile World Congress, empresas de telecomunicações e companhias de cartão de crédito anunciaram parcerias de pagamentos móveis. Dessa forma, por meio de um aplicativo, seria possível, por exemplo, substituir a carteira e efetuar pagamentos com smartphone.

A tendência é que as companhias anunciem mais iniciativas nesse sentido para ajudar na popularização do pagamento móvel. Pelo menos duas empresas de cartão de crédito já estão confirmadas para o congresso de tecnologias móveis: Visa e Mastercard.

Processador de oito núcleos

Se no ano passado o destaque do MWC foram os smartphones quad-core (quatro núcleos), a Samsung no início do ano anunciou que já tem um chip octa-core (com oito núcleos). De acordo com a empresa, o chip, além de deixar o smartphones mais rápido, fará com que o dispositivo tenha um ganho considerável no uso de bateria. Segundo testes da companhia, a bateria com o processador octa usa 70% menos energia que um quad-core.

O anúncio do chip foi feito durante a CES 2013, evento realizado em Las Vegas conhecido pelo lançamento de gadgets. Se a Samsung não mostrou lá um aparelho com a tecnologia, o lugar mais apropriado seria o Mobile World Congress.