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Eleições levaram 63% dos internautas a sites de notícias em outubro, diz Ibope

Ibope: Eleições fizeram com que internautas brasileiros acessassem mais sites de notícias - Thinkstock
Ibope: Eleições fizeram com que internautas brasileiros acessassem mais sites de notícias Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 17h28Atualizada em 22/11/2012 15h37

A audiência em sites de notícias cresceu consideravelmente as eleições deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a Nielsen. De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (21), o número de usuários de sites de notícias cresceu 13% e chegou à marca de 33,5 milhões no mês de outubro – ou 63% dos internautas ativos durante o período.

No que diz respeito ao tempo de uso desta categoria de sites, o Ibope também identificou crescimento no mês de outubro, quando houve eleições em primeiro e segundo turno em todo Brasil. O tempo de uso por pessoa chegou a 47 minutos durante o mês – 17% maior que setembro de 2012.  O levantamento considera acessos feitos no trabalho e em domicílios.

Para José Calazans, analista do Ibope Media, o crescimento no mês passado deveu-se à maior procura por informações sobre os resultados. “Apesar de o interesse pelos resultados das eleições municipais continuar menor do que nas eleições nacionais, houve crescimento em 2012 em relação às municipais de 2008”, disse em comunicado enviado à imprensa. De acordo com Calazans, o período de eleições, tradicionalmente, causa picos de acessos às páginas de notícias.

Durante o mês de outubro de 2008 (durante as eleições presidenciais), foi contabilizado pelo Ibope 23,7 milhões de usuários únicos, considerando apenas acessos feitos em domicílios (na época, o Ibope não monitorava os ambientes de trabalho). No mesmo período deste ano, a mesma categoria somou 43,3 milhões de acessos únicos.

Na categoria “Notícias Correntes”, houve crescimento de 13,4 milhões de acessos únicos (em outubro de 2008) para 25 milhões (em outubro de 2012).

É importante considerar que em quatro anos o acesso à internet também cresceu consideravelmente no país. Logo, aumentou o número geral de pessoas que acessam todos os tipos de sites.

Segundo o Ibope, outra categoria de sites que apresentou crescimento foi a de páginas relacionadas ao governo. A razão é semelhante à do aumento de acessos a sites de notícias: procura por informações sobre locais de votação e resultados eleitorais nos endereços dos TREs (Tribunal Regional Eleitoral) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O aumento do número de usuários únicos desses sites em outubro de 2012 foi de 274% em relação ao mês anterior.

Usuários ativos

Ao todo, o número total de usuários ativos durante o mês de outubro foi de 53,2 milhões em acessos feitos em casa ou no trabalho – este é o maior patamar já detectado pela empresa de pesquisa. A título de comparação, em outubro de 2011 o número de usuários ativos foi de 46,7 milhões.

O levantamento, ao considerar todos os ambientes (casa, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), contabilizou 83,4 milhões de pessoas com acesso à internet no segundo trimestre.

UOL é o líder de audiência entre os portais de conteúdo na internet brasileira nas principais métricas (visitantes únicos, páginas vistas e tempo gasto online).