PUBLICIDADE
Topo

Dúvida do leitor: ''como limpar o touchpad do notebook?''

Touchpad é a superfície que substitui o mouse no notebook; aprenda a limpar   - Think Stock
Touchpad é a superfície que substitui o mouse no notebook; aprenda a limpar Imagem: Think Stock

Do UOL, em São Paulo

12/07/2012 06h05

O leitor Jeferson entrou em contato com o UOL Tecnologia querendo saber como limpar o touchpad (superfície que substitui o mouse) do notebook da forma correta. “Meu notebook é prata. Ao lado da superfície de toque do eletrônico, está acumulando uma substância preta”, informa o internauta. “Gostaria que ele ficasse como quando era novo.” Ele ainda questiona se há algum produto específico para isso.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com os principais fabricantes de eletrônicos do país entrevistados pelo UOL Tecnologia, a forma mais comum e eficaz de limpar o touchpad do notebook (e também toda a sua estrutura) é utilizar três itens básicos: água, um pano que não solte fiapos e cotonetes.

Como limpar
Não se deve molhar muito o pano. Ao embeber muito a flanela, a água pode escorrer e prejudicar o eletrônico. Deixe o pano com apenas um pouco de água e passe de forma suave e circular nas regiões que deseja limpar. Para arrematar, use os cotonetes e “escove-os” sobre a área. Pode-se forçar bastante, já que essa parte do equipamento costuma ser resistente.

Alguns itens do notebook -- como visor, touchpad e teclado -- devem ser limpos com um pouco mais de cuidado. O teclado, em especial, deve ser higienizado com cotonetes, principalmente durante a limpeza das teclas (que não devem ser retiradas do aparelho).

Por que limpar o notebook?
Limpar o notebook, ou qualquer tipo de computador que você tenha em casa, não é só uma questão de estética. Sujeira excessiva pode danificar as funções do aparelho. Se resíduos se acumularem nas saídas de ar do computador, por exemplo, haverá diversos contratempos, como seu superaquecimento ou reinicialização constante.