Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual é o animal que mais morre no país? A vítima está em nossas estradas

Atropelamento em estradas é a maior causa de mortes de animais no Brasil, sem contar aqueles que são mortos para nosso consumo - Cristhian Hernandez/ Unsplash
Atropelamento em estradas é a maior causa de mortes de animais no Brasil, sem contar aqueles que são mortos para nosso consumo Imagem: Cristhian Hernandez/ Unsplash

17/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é o animal que mais morre no Brasil? - Pergunta de Silvana Nero, Mato Leitão (RS) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Aparentemente, cara mato-leitoense, o que mais mata animais no Brasil —tirando o consumo alimentar humano— são atropelamentos em estradas.

Em 2019, um levantamento feito por pesquisadores do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, trouxe números assombrosos colhidos em quase 30 mil km de estradas, rodovias e ferrovias em quase uma centena de parques nacionais e outras unidades de conservação federais, percorridos ao longo de um ano, entre 2018 e 2019.

Esta espécie de censo ao contrário, para contar os mortos entre as espécies brasileiras de animais silvestres, deu conta de que, a cada ano, morrem mais de 450 milhões de animais atropelados nas estradas do país.

Essa causa de morte entre animais silvestres supera a caçada ilegal, o desmatamento e a poluição.

Cerca de 90% dos animais vitimados são vertebrados de pequeno porte.

Considerando apenas animais de grande e de médio porte, dentro de áreas de conservação de espécies, o número supera os 2,16 milhões.

A extrapolação dos dados coletados permite estimar que, dentre as espécies de grande e médio porte, a que mais morre nessas condições é o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), com mais de um milhão de indivíduos atropelados todos os anos.

Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) - Domínio público - Domínio público
Cachorro-do-mato
Imagem: Domínio público

A espécie, inclusive, foi a única encontrada em todos os tipos de estradas monitoradas pela pesquisa: de alto e de baixo fluxo, pavimentadas e não pavimentadas.

Na sequência de maiores vítimas de atropelamento, entre espécies de grande e de médio porte, vem:

  • Tamanduá-mirim
  • Tatu
  • Tamanduá-bandeira
  • Capivara

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.