PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Nova terapia: como a ciência fez um rato com paralisia total voltar a andar

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

24/05/2021 04h00

Um camundongo com paralisia total voltou a andar após passar por um novo tratamento desenvolvido por cientistas da Alemanha. Como isso aconteceu? A gente explica todos os detalhes no vídeo de hoje.

O animal tinha rompido os nervos do pescoço para baixo e perdeu os movimentos. Em casos de lesão medular como esse, a recuperação é difícil porque os nervos não conseguem se regenerar. Mas os alemães conseguiram reparar os nervos da medula espinhal.

O que eles fizeram de diferente em relação aos tratamentos conhecidos até hoje? Dá para adiantar que não se trata de uma pesquisa com células tronco. O resultado do trabalho deles se deve à terapia gênica. Veja como ela funciona no vídeo acima.

O trabalho dos pesquisadores da Universidade Ruhr de Bochum, na Alemanha, foi publicado na Nature Communications.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL