PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Como a henna produz reações químicas que mudam o visual do seu cabelo

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

18/01/2021 04h00

Quer investir em um novo visual para este ano e decidiu mudar a cor do cabelo ou, por causa da pandemia, está evitando a ida ao salão de cabeleireiro? Sem problema. Se quer tingir o cabelo por conta própria e decidiu usar henna, a gente dá uma mãozinha e ainda com uma boa dose de ciência. Afinal, a henna tem que passar por algumas reações químicas para deixar seus fios do jeito que você quer.

O que a gente chama de henna é um arbusto que é comum em regiões de clima quente e seco. Mas para a Lawsonia inermis (o nome científico da henna) virar um tom do seu cabelo é preciso formar um pigmento que, no final, vai reagir com os seus fios.

No vídeo de hoje, a gente explica como surge esse pigmento e todas as reações químicas necessárias para o tingimento ser um sucesso.

A ruiva Ana Bonassa ainda conta uma experiência pessoal quando teve o cabelo detonado e que foi recuperado com a ajuda da henna.

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.