PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Alimento ultraprocessado ficou popular, mas seu significado ainda é confuso

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

30/11/2020 04h00

Você já deve ter ouvido falar em alimentos ultraprocessados e ficado na dúvida sobre o que isso significa e, principalmente, qual a influência disso na qualidade da sua refeição. Hoje vamos explicar um pouco a polêmica sobre essa definição, que tem alimentado discussões entre profissionais de gastronomia, de nutrição e de ciência de alimentos.

Processamento é qualquer tratamento que altere alguma propriedade do alimento. Há uma classificação que divide os alimentos pelo seu grau de processamento. Assim, surgiram quatro categorias, sendo uma delas a de ultraprocessados. O problema é que essa classificação ficou imprecisa, tanto no sentido do uso da palavra quanto na sua definição.

No vídeo, a gente explica mais qual o problema dessa categoria, que tem como exemplo os "snacks", que podem ser biscoito industrializado e fruta desidratada. Será que cabe tudo na mesma classificação?

E se você gostou e quer ajudar nosso trabalho, convidamos para colaborar com a nossa vaquinha virtual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.