Topo

Free Fire e apps da China são banidos na Índia; como fica país nos esports?

Reprodução/Garena
Imagem: Reprodução/Garena

Amanda Fleure, do Start

Em São Paulo

15/02/2022 19h31

O battle royale da Garena, Free Fire e mais 54 aplicativos foram banidos na Índia. O Ministério do Interior da Índia listou apps e jogos de origem chinesa e os baniu de serem vendidos ou comercializados no país. Trata-se de uma tensão geopolítica entre a Índia e o governo chinês, acusado de ameaçar a segurança nacional do país por meio dos apps.

Trata-se de uma briga que começou em 2020 com banimentos ao Tik Tok, PUBG e mais 300 apps. Outros apps bloqueados foram o Xriver, da Tencent, Onmyoji Arena, da NetEase e Rise of Kingdoms: Lost Crusade, da Lilith Games, por exemplo.

Índia e China estão em conflito em meio a confrontos na fronteira do Himalaia, a disputa de fronteira deixou quatro militares chineses e 20 indianos mortos.

Pessoa comparecem a festival anual hindu, em Allahabad, Índia - Sanjay Kanojia/AFP - Sanjay Kanojia/AFP
Imagem: Sanjay Kanojia/AFP

O banimento, segundo artigo 69A do Information Technology Act, afirma que o Ministério possui poder para "interceptar, monitorar ou descriptografar qualquer informação por meio de qualquer recurso computadorizado". Ou seja, o governo pode agir ao ver "necessidade em agir no interesse da soberania ou integridade nacional, defesa ou segurança do estado, relações de amizade com países estrangeiros, manutenção da ordem, ou de impedir o incitamento à prática de qualquer delito cognoscível relacionado ou na investigação de qualquer delito".

Em comunicado, a Garena apenas reconheceu a retirada do Free Free na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS).

"Estamos cientes de que Free Fire no momento está indisponível nas lojas Google Play e iOS na Índia e de que o jogo no momento não está operante para alguns usuários no país. Estamos trabalhando para resolver essa situação e pedimos desculpas aos nossos usuários por qualquer inconveniência".

Índia, uma das potências do Free Fire mundial

Free Fire Moco  - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

De acordo com a consultoria App Annie, 53% dos jogadores que entraram no jogo em janeiro de 2022 vieram da Índia. Mais de 40 milhões dos 75 milhões de usuários ativos mensais do Free Fire estão na Índia, de acordo com o TechCrunch.

País já foi homenageado pela Garena

Free Fire Jai - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Depois do DJ brasileiro Alok, a Garena incluiu o ator indiano Hrithik Roshan como personagem jogável no Free Fire. Conhecido como Jai, o personagem de Roshan ajudou a promover um lado da Índia ainda desconhecido por boa parte do mundo.

Azar no competitivo durante pandemia

O Free Fire é destaque dentro do ecossistema competitivo indiano, um exemplo é a final do Free Fire India Championship 2021 que teve mais de um milhão de espectadores. Dois times de destaque são a Galaxy Racer e a Team Elite, que se classificaram e ficaram de fora do Free Fire World Series 2021. Os dois representantes da Índia tiveram a participação em Singapura vetada por conta das restrições de viagem do país devido ao aumento dos casos de Covid-19 na Índia.

Free Fire, Team Elite, da Índia - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Em declaração ao site Esports Insider, Lokesh Suji, Diretor da Federação de Esports da Índia e Vice-Presidente da Federação Asiática de Esports (AESF), disse: "alguns dos mais populares atletas de esports do Free Fire que competem nacionalmente se conectarem com seus fãs através do jogo."

Lokesh Suji, Diretor da Federação de Esports da Índia - Reprodução/Twitter/dAwesomeNinja - Reprodução/Twitter/dAwesomeNinja
Lokesh Suji, Diretor da Federação de Esports da Índia
Imagem: Reprodução/Twitter/dAwesomeNinja

"No entanto, não há necessidade de ficar desapontado, acreditamos que isso diversificará a indústria de jogos, principalmente para que indianos mostrem as capacidades quando se trata do desenvolvimento de videogames".

"Apoiamos totalmente isso e apoiaremos totalmente quaisquer decisões tomadas por nosso governo, quando se trata de salvaguardar a integridade e a segurança nacional."

No momento desta apuração, não conseguimos informações sobre as medidas que serão tomadas por times, organizações e jogadores profissionais indianos. Iremos atualizar e lançar uma nova notícia assim que tivermos mais informações.

*Com informações de Esports Insider, App Annie e TechCrunch.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol