PUBLICIDADE

Topo

Game Pass

As novidades do serviço de assinatura de Xbox e PC


Sob pressão das autoridades, Game Pass não vai mais cobrar contas inativas

Game Pass terá de mudar suas regras de renovação automática e reembolso - Divulgação/Microsoft
Game Pass terá de mudar suas regras de renovação automática e reembolso Imagem: Divulgação/Microsoft

De START, em São Paulo

31/01/2022 10h45

O Game Pass levou um sacode da CMA, a agência que regula comércio e livre mercado no Reino Unido - e o resultado vai ser benéfico para usuários no mundo todo.

O serviço de assinatura de games da Microsoft concordou em alterar o funcionamento de certos recursos, como a renovação automática da assinatura e reembolso. A principal mudança é que contas inativas não mais serão cobradas.

O diretor da CMA Michael Grenfell alertou em um comunicado que "jogadores precisam receber informações claras e no timing correto para tomar decisões conscientes quando aceitam assinaturas com renovação automática."

No documento, ele diz também que a CMA pediu para que a Microsoft tornasse suas práticas mais justas, protegendo consumidores. E isso resultará também em reebolso para quem já não usa o Game Pass, mas continua sendo cobrado.

Quando detectar que uma conta está inativa, a Microsoft será obrigada a enviar um e-mail ao usuário, sugerindo que suspenda os pagamentos automáticos. Depois de um tempo, se ele não o fizer, a própria empresa terá de cancelar as cobranças.

Ela também precisará informar com mais clareza quando os preços forem alterados, oferecendo uma maneira explícita e direta para que os usuários que não concordarem com o reajuste possam suspender os pagamentos automáticos.

A investigação da CMA, que começou em 2019, não focou apenas na Microsoft. Sony e Nintendo também foram investigadas.

Vale lembrar que, fortes rumores e evidências apontam que a Sony também deve lançar o seu "Game Pass para PlayStation". Resta saber se ela também cumprirá as recomendações da CMA.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol