Topo

Horizon Chase: expansão com Senna seria perfeita até mesmo sem ele

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre - Divulgação/Aquiris
Horizon Chase Turbo: Senna Sempre Imagem: Divulgação/Aquiris

Por Rodrigo Lara

Colaboração para START

19/10/2021 12h00

O título acima pode parecer um sacrilégio, mas traduz fielmente a realidade. Previsto para chegar ao game Horizon Chase Turbo nesta quarta (20) em todas as plataformas nas quais ele está disponível (PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e Switch), o pacote Senna Sempre traz novidades que transformam o jogo quase por completo - e de forma extremamente positiva e satisfatória.

Falando de maneira direta, a presença do nome "Senna" surge como uma "desculpa" para que Horizon Chase passe a ter corridas com carros de Fórmula 1. E, convenhamos, é um argumento e tanto, já que estamos falando daquele que foi o maior automobilista brasileiro de todos os tempos.

De qualquer forma, após algumas horas de teste desse conteúdo, a sensação que fica é a de um trabalho extremamente bem feito que é capaz de unir, acima de tudo, qualidade e doses bem generosas de nostalgia e apelo sentimental.

Abaixo, um vídeo com os primeiros 15 minutos de gameplay (o texto da review continua logo depois dele):

"Sonho antigo"

Quem deu seus primeiros passos nos games durante a era dos 8 bits e, principalmente, dos 16 bits, vê em Horizon Chase Turbo uma verdadeira homenagem a clássicos como Top Gear - tanto que o compositor da trilha sonora do game é Barry Leitch, o mesmo do game para Super NES e Mega Drive.

Tirando uma ou outra mecânica (como a das moedas espalhadas pela pista), Horizon Chase é um game de corrida que vai direto ao ponto. O foco é a diversão e a velocidade, não o realismo. Nada de comandos complicados além de acelerar, frear para fazer curvas mais apertadas e usar o nitro para deixar os concorrentes comendo poeira.

Com a expansão Senna Sempre, Horizon Chase Turbo passa a mirar em outro game bastante saudoso: Super Monaco GP. E, por envolver o nome de Senna, o alvo em específico é Ayrton Senna's Super Monaco GP II, lançado em 1992 para Mega Drive e muito popular especialmente com o público brasileiro. Afinal, era uma época na qual Senna estava no auge, havia acabado de conquistar seu tricampeonato mundial e motivava muita gente (inclusive eu mesmo) a acordar cedo aos domingos e se apaixonar cada vez mais pela Fórmula 1.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre - Divulgação/Aquiris - Divulgação/Aquiris
Imagem: Divulgação/Aquiris

"Esse era um sonho antigo nosso: juntar o sucesso do Horizon Chase com a nossa conexão emocional com Ayrton Senna e Super Monaco GP II e ter um projeto que contribuísse com o Instituto Ayrton Senna", conta Sandro Manfredini, diretor de negócios da Aquiris, a empresa brasileira que publica o jogo.

"Foram vários fatores e necessidades para sincronizarmos e acabou dando certo agora. Felizmente, vamos lançar numa data muito especial. Em 20 de outubro, serão celebrados os 30 anos da conquista do tricampeonato mundial", continua.

De acordo com Manfredini, a negociação para ter o "selo" de Senna no game foi bastante simples. A Senna Brands,empresa criada pelos familiares do piloto para administrar a sua marca, apoiou a ideia desde o início.

"Os desafios maiores ficaram por conta do desenvolvimento mesmo, já que fizemos várias e importantes adaptações no gameplay da para que a experiência de jogar em um carro de corrida fosse a melhor possível", diz Manfredini.

Senna Sempre, expansão de Horizon Chase - Divulgação/ Aquiris - Divulgação/ Aquiris
Imagem: Divulgação/ Aquiris

Imersão total

Se a maior inspiração para esse conteúdo foi a série de corrida para Mega Drive, nada mais justo do que trazer uma das principais características de Super Monaco GP II (e seu antecessor): a visão de dentro do cockpit. Na época, isso foi bastante inovador, porque o mais comum era vermos o carro a partir de sua traseira.

E essa é uma das principais e mais legais novidades de Senna Sempre. Agora, o jogador pode escolher entre controlar os carros da expansão tanto pela perspectiva clássica quanto pela visão do piloto.

"Super Monaco GP II foi nossa principal referência para termos essa visão do cockpit, mas não a única. Jogos de corrida e de Fórmula 1 quase sempre apresentam esse modo em primeira pessoa e não poderíamos fazer diferente. Essa visão potencializa a imersão na corrida", comenta Rodrigo Oliveira, game designer da Aquiris.

Oliveira conta que por ser um projeto multiplataforma, implementar novas funcionalidades é sempre desafiador. "Felizmente, somos uma equipe muito apaixonada pelo projeto e temos uma estrutura que nos favorece muito em fazer o melhor que podemos para entregar um grande jogo. Coisas que pensávamos que seria impossível de termos no Horizon Chase, como um espelho retrovisor, por exemplo, foram realizadas por nossa equipe", conta.

Mais novidades

A expansão também trouxe novidades de gameplay específicas. Um dos primeiros pontos notados pelos jogadores é a escolha de estratégia antes de cada corrida. É possível optar por pneus mais aderentes, úteis em pistas mais travadas e com chuva; aerodinâmica refinada, que aumenta a velocidade final e é bom em circuitos com mais retas; ou um tanque de combustível maior, que garante um nitro inicial extra.

Já as pistas são inspiradas tanto em localizações quanto no circuitos reais do final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Algumas delas ainda sediam corridas da Fórmula 1 até hoje. Curvas famosas, como a Eau Rouge do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e o S do Senna, em Interlagos, estão representadas com visível carinho, a ponto de arrancarem um sorriso enquanto eu testava o conteúdo.

As novas pistas também são mais largas. De acordo com Oliveira, a ideia dos desenvolvedores foi aumentar a sensação de velocidade e permitir uma corrida com menos choques e, consequentemente, mais limpa.

Fora isso, houve adaptações nas formas como as moedinhas, nitros e combustível ficam dispostos na pista. No primeiro caso, elas quase sempre ficam espalhadas de forma a ajudar o jogador a ter uma noção sobre qual é o melhor traçado para se seguir. Já o nitro e o combustível costumam ficar um pouco antes da linha de chegada, numa lógica que lembra os pit-stops das corridas de verdade.

Oliveira conta que o time de desenvolvedores chegou a testar paradas para reabastecimento, mas isso acabava quebrando demais o ritmo de jogo.

Por fim, houve mudanças na inteligência artificial dos principais competidores, de maneira a deixá-los com características mais únicas. "Tem muitos detalhes de balanceamento e conteúdo e é muito divertido apreciar tudo o que estamos propondo", comenta.

E na prática?

Na hora de acelerar, é inegável que o pacote Senna Sempre dá uma personalidade totalmente diferente a Horizon Chase Turbo. Também impressiona o fato de que todas as novidades implementadas funcionam extremamente bem, sem que fique a sensação de que estamos jogando um game "remendado".

Isso vale, especialmente, para a visão em primeira pessoa. A carga nostálgica é imensa. Você, de fato, vai se sentir como se estivesse jogando o misto de uma versão aprimorada e mais bonita de Super Monaco GP II com elementos únicos que tornaram Horizon Chase um game obrigatório para os fãs de corridas arcade.

O pacote em si tem dois modos principais: o modo carreira e o modo campeonato. No primeiro, o jogador revive os principais anos da carreira de Ayrton Senna. São cinco capítulos, desde 1984, sua estreia na Fórmula 1, até 1991, ano em que se sagrou tricampeão.

Nele, você corre em carros inspirados nas equipes que Senna defendeu até conquistar seus títulos: Toleman, Lotus e McLaren, com diferenças notáveis de desempenho em cada uma. Conforme avança, o jogador desbloqueia novas corridas e também telas que contam as principais façanhas do piloto.

No modo campeonato, dividido em três dificuldades, você escolhe um carro e entra em uma disputa por pontos. Ao vencer o torneio, o jogador desbloqueia novos carros. Ao todo, são 18 equipes diferentes e 30 carros para serem habilitados.

Vencer corridas, porém, é apenas um desafio. No modo carreira, há ainda 130 "façanhas do Senna" para desbloquear. São missões específicas (como usar nitro em determinada volta, fazer largadas perfeitas, entre outras) que o jogador precisa cumprir durante as provas.

No fim, "Senna Sempre" é um pacote bastante robusto e que dá vida nova a um game que insiste em não envelhecer. A experiência é sólida e já seria extremamente divertida mesmo se fosse apenas um "conteúdo com carros da Fórmula 1" para Horizon Chase. Só que, a partir do momento que essa novidade é relacionada à rica carreira do verdadeiro herói nacional que é Ayrton Senna, o pacote se torna obrigatório e é capaz de fazer qualquer fã de games de corrida e do tricampeão de Fórmula 1 se emocionar... enquanto deixa os oponentes comendo poeira.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol