PUBLICIDADE

Topo

Fortnite vs Apple: Elon Musk apoia EpicGames na justiça; entenda a briga

AmandaFleure/Montagem/Britta Pedersen/GettyImages
Imagem: AmandaFleure/Montagem/Britta Pedersen/GettyImages

Do START,

Em São Paulo

02/08/2021 10h49

Elon Musk entrou na briga da Epic e Apple. O bilionário anunciou em suas redes sociais seu apoio à desenvolvedora do Fortnite na briga contra a gigante de Cupertino:

"As taxas da loja de aplicativos da Apple são de fato um imposto global sobre a internet. A Epic está certa."

A disputa entre as duas empresas está em fase final, e a corte segue analisando se a Apple abusou da sua posição dentro do iOS para cobrar taxas sob desenvolvedoras. Em seguida, Musk disse:

Elon Musk - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Quero dizer, taxas de 30% para fazer quase zero trabalho incremental é completamente irracional. A Epic não buscaria processar seus próprios pagamentos se as taxas da App Store fossem justas."

A Apple não se posicionou sobre o CEO da Tesla, mas recentemente afirmou que a companhia quer transformar o iOS no Android, além de acusar a Microsoft de estar por trás do processo.

Entendendo o caso

Tudo começou em 2020, quando a Epic Games acusou a Apple de monopólio em sua loja de aplicativos, e chegou a processar a empresa por usar de seu domínio para obter lucros maiores. A disputa foi crescendo à medida que mais empresas ficaram interessadas no caso.

Segundo a Epic, a Apple forçava os desenvolvedores a usarem o sistema de pagamentos nativos da Apple, que cobra comissões de até 30% sobre as vendas. Logo, a desenvolvedora direcionou seus clientes a comprarem fora do ecossistema da Apple, em um ambiente isento de taxas.

Fortnite - Divulgação/EpicGames - Divulgação/EpicGames
Imagem: Divulgação/EpicGames

No Fortnite, os jogadores passaram a poder realizar compras diretamente pelo jogo, em vez de utilizar as lojas proprietárias da Apple ou Google. Com esse atalho "burlando as regras", a Apple removeu o jogo da sua App Store horas depois.

Em um comunicado, a empresa afirmou que a Epic habilitou um recurso não aprovado pela Apple. Foi então que a desenvolvedora do Fornite começou uma batalha judicial que dura até hoje.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol