Cyberpunk? Steampunk? Novo game Scarlet Nexus quer ser "Brainpunk"
Revelado durante um evento de jogos do futuro Xbox Series X, Scarlet Nexus quer apresentar ao jogador o conceito inédito de "Brainpunk", ou assim brincam os responsáveis pelo desenvolvimento do game.
Foi para saber mais se essa brincadeira tem um fundo de verdade que o START participou de uma apresentação do novo game da Bandai Namco, que será lançado tanto para a atual quanto a para a nova geração de consoles.
Na apresentação estavam presentes alguns desenvolvedores do jogo: o produtor Keita Iizuka (Code Vein), o diretor de arte Kouya Ochiai (God Eater) e o diretor do game, Kenji Anabuki (série Tales of).
Eles discutiram algumas das ideias principais que constituem o que é Scarlet Nexus, que está em desenvolvimento há pelo menos cinco anos, inclusive o que raios significa ser um jogo "Brainpunk".
Estilo "Brainpunk"
A brincadeira vem do conceito de futuro "cyberpunk" do jogo. De acordo com Iizuka, o mundo de Scarlet Nexus se destaca, principalmente, pelos avanços tecnológicos relacionados aos estudos do cérebro.
Da mesma forma que o vapor funciona no Steampunk para a criação da novas tecnologias, tudo em Scarlet Nexus gira em torno de como as ligações neurais entre pessoas e o ambiente podem ser usadas em prol da sociedade.
O cérebro controla tudo. A experiência é compartilhada por todos. Imagine se conectar em tempo real com o mundo todo nas redes sociais através de um supercomputador que capta o seu pensamento, assim como o de outras pessoas, sendo capaz de desenvolver uma rede neural praticamente viva.
No jogo, essa tecnologia de unir as mentes é chamada de Psynet.
Obviamente essa conexão é utilizada também para a manufatura bélica. O uso das ligações neurais se dá também pela necessidade dos humanos se protegerem dos "Outros", criaturas oriundas do espaço (talvez?) que caem na Terra e se alimentam de cérebros humanos.
Como uma forma de se defender dessas criaturas que podem chegar do nada, os seres humanos desenvolveram técnicas de combate que se utilizam dessa tecnologia.
O resultado se apresenta no campo de batalha através dos poderes telecinéticos do protagonista Yuito Sumeragi e seus companheiros de batalha.
Cada um dos heróis de Scarlet Nexus possui poderes especiais que podem ser emprestados para o personagem principal, de modo a transformá-lo numa máquina de combate quase perfeita.
A habilidade garante possibilidades ainda mais divertidas para o combate do game, além do visual — aqueles cabos vermelhos nas costas dos personagens — ser muito bacanas também.
Na demonstração fomos apresentados à Hibiki, personagem que luta com um bastão e é representada com um kanji de Fogo estilizado em neon.
Quando Yuito pega seu poder emprestado, seus golpes assumem as propriedades do elemento em questão, e somados aos seus poderes telecinéticos e alguns elementos especiais do cenário — barris de óleo, por exemplo — aumentam drasticamente o dano causado aos inimigos.
Gameplay na prática
O estilo e muitos dos conceitos de Scarlet Nexus podem até se basear nessa nova terminologia de " Brainpunk", mas na prática, pela demonstração que acompanhamos, o jogo demonstrar ser um RPG de ação.
Isso quer dizer que ele traz os elementos característicos do gênero com ele, como habilidades, equipamentos, ferramentas de personalização etc.
O diferencial talvez esteja na parte de ação dele, seguindo por um caminho mais voltado para o hack'n slash, com o uso da espada e os poderes de telecinese do protagonista um ponto importante para diversificar as lutas.
Assistindo ao gameplay exclusivo do game, deu para ver que o combate é bem frenético, assemelhando-se muito mais a um Nier: Automata da vida do que um Code Vein ou God Eater.
Pulos duplos, corridas aéreas e esquivas no chão também facilitam o combate. Ferramentas não faltarão para ajudar a sua luta contra os "Outros".
Scarlet Nexus ainda não tem uma data de lançamento, mas será lançado tanto para a geração atual quanto para os novos consoles.
A maior diferença é que no Xbox Series X, PS5 e PC (via Steam) o game vai rodar a 60 frames por segundo. Já no PS4 e XONE fica travado em 30.
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