Topo

CBLoL: relembre os títulos surpreendentes da tetracampeã KaBuM

KaBuM comemora o título do CBLoL em 2018, que levou o time pela segunda vez a um Mundial Imagem: Divulgação/Riot Games

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

12/05/2020 04h00

Campeã da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) de 2020, a KaBuM tem outros três títulos nacionais, com campanhas tão surpreendentes quanto a desta temporada.

A KaBuM venceu a Final Regional Brasileira de 2014 e as duas etapas do CBLoL de 2018. Com o triunfo de sábado (9), juntou-se à INTZ como a maior vencedora do LoL do Brasil, com quatro títulos.

O START relembra abaixo as conquistas e os elencos vitoriosos do clube sediado em Limeira, no interior de São Paulo.

2014: O PRIMEIRO TÍTULO

KaBuM comemora o título do CBLoL no Maracanãzinho em 2014 Imagem: Riot Games/Divulgação

Criada em setembro de 2013, a KaBuM e-Sports conquistou o seu primeiro título brasileiro de LoL logo no ano seguinte, em uma campanha inesperada.

O time havia ficado na 4ª colocação da Liga Brasileira - Série dos Campeões, comparável à 1ª Etapa do cenário competitivo atual, e chegou à Final Regional Brasileira com uma novidade: a mudança de Gustavo "Minerva" Alves da posição de suporte para atirador, algo inusitado na modalidade. Ele, que havia começado a carreira como meio, hoje é caçador na FURIA Esports.

Nas quartas de final, a KaBuM derrotou a Team AWP por 2 a 1. Na semifinal, a equipe superou a Vivo Keyd, que, na época, estava em alta e era a principal candidata ao título por contar com a dupla de sul-coreanos Park "Winged" Tae-jin e An "SuNo" Sun-ho. A convincente vitória por 2 a 0 surpreendeu a comunidade.

iframe>

Na decisão, a CNB e-Sports Club era considerada favorita, mas, apesar de ter vencido a primeira partida da série melhor de cinco (md5), caiu diante dos "ninjas". O confronto aconteceu no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

A KaBuM venceu a final por 3 a 1 e se classificou para o International Wildcard Tournament, torneio de acesso ao Campeonato Mundial destinado às regiões emergentes. O time conseguiu a vaga, tornando-se o primeiro brasileiro a ir para a competição mais importante do LoL internacional.

A KaBuM não foi longe no Mundial 2014, mas chegou a vencer a então campeã europeia Alliance Imagem: Divulgação/Riot Games

Elenco:

Pedro "LEP" Marcari
Daniel "Danagorn" Drummond
Thiago "TinOwns" Sartori
Gustavo "Minerva" Alves
Daniel "dans" Nascimento

2018: CONQUISTA APÓS REBAIXAMENTO

Na 1ª Etapa do CBLoL 2018, já com o sistema de liga utilizado até hoje nas competições oficiais, a KaBuM conquistou o título após ter subido do Circuito Desafiante, o campeonato da 2ª divisão, na temporada anterior.

Na fase de classificação, a KaBuM venceu seis das sete séries que disputou e, pelo formato de disputa da época, avançou diretamente para a final, esperando o adversário que triunfaria no restante da fase eliminatória.

A Vivo Keyd chegou à decisão com a lendária line-up de Gabriel "Revolta" Henud e companhia que fez história na INTZ.

Em um confronto equilibrado, no estúdio da Riot Games Brasil, em São Paulo, a KaBuM derrotou a Vivo Keyd por 3 a 2 e ficou com o seu segundo título nacional.

Na ocasião, a equipe de Limeira se classificou para a fase de entrada do Mid-Season Invitational (MSI), campeonato internacional de meio temporada. O time não passou para o evento principal.

Depois de subir da "Série B", a KaBuM venceu a Keyd na final da Primeira Etapa de 2018 Imagem: Divulgação/Riot Games

Elenco:

Luccas "Zantins" Zanqueta
Filipe "Ranger" Brombilla
Matheus "dyNquedo" Rossini
Alexandre "Titan" Lima
Marcelo "Riyev" Carrara

Jean-François "Nuddle" Caron (treinador)

2018: TRIUNFO CONTRA FLAMENGO DE BRTT

Imagem: Divulgação/Riot Games

A KaBuM começou a 2ª Etapa do CBLoL 2018 em baixa, com derrotas nas duas primeiras séries, mas depois engrenou, avançou à fase eliminatória com a melhor campanha e conquistou o terceiro título de sua história.

Na fase de classificação, o clube de Limeira caiu nos dois primeiros confrontos e depois não perdeu mais, avançando com cinco vitórias e duas derrotas. Novamente, a KaBuM se classificou diretamente para a final, esperando o oponente a ser definido ao longo da fase eliminatória.

Foi o Flamengo que chegou à decisão. O Rubro-Negro contava com os sul-coreanos Park "Jisu" Jin-cheol e Lee "Shrimp" Byeong-hoon e com o astro brasileiro Felipe "brTT" Gonçalves no plantel.

Em uma final acirrada e emocionante, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre (RS), a KaBuM levou a melhor contra o Flamengo por 3 a 2. Com o título, classificou-se mais uma vez para o Campeonato Mundial.

Zantins, Ranger e Dynquedo no Mundial de LoL 2018, na Coreia do Sul Imagem: Colin Young-Wolff/Riot Games

Elenco:

Luccas "Zantins" Zanqueta
Filipe "Ranger" Brombilla
Matheus "dyNquedo" Rossini
Alexandre "Titan" Lima
Marcelo "Riyev" Carrara

Lee "Hiro" Woo-suk (treinador)

2020: CAMPEÃ "SEM TORCIDA"

No último sábado, a KaBuM chegou à sua quarta conquista no LoL brasileiro, novamente contra o Flamengo. Desta vez, porém, em uma inédita final online, sem torcida e nem palco, a equipe não teve dificuldade e aplicou um convincente 3 a 0 para levar a 1ª Etapa do CBLoL 2020.

Neste ano não haverá classificação para o MSI, porque o evento acabou cancelado em razão da pandemia de Covid-19.

Para a KaBuM restam o prêmio de R$ 70 mil e a honra de chegar ao quarto título, como exaltou o clube em uma publicação no Twitter.

Foi uma campanha surpreendente porque os ninjas, como são apelidados os jogadores devido ao mascote da KaBuM, começaram o campeonato muito mal.

O time perdeu oito jogos e venceu só quatro nas seis primeira semanas da fase de classificação, amargando as últimas colocações da tabela. Nas três semanas decisivas, já disputadas pela internet por conta do novo coronavírus, a equipe levou a melhor em sete de nove confrontos, com direito a uma sequência de seis triunfos nas últimas rodadas.

Nas semifinais, vitória por 3 a 0 sobre a líder Vivo Keyd. Com isso, a KaBuM chegou embalada à decisão, com nove partidas de invencibilidade. E manteve-se imbatível com os três triunfos da final.

É mais uma prova do poder de superação deste clube.

Time da KaBuM campeão do CBLoL em 2014 Imagem: Divulgação/Riot Games

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

CBLoL: relembre os títulos surpreendentes da tetracampeã KaBuM - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


eSport