Topo

Coronavírus cancela 2ª Etapa da Liga Brasileira de Free Fire e MSI de LoL

Team Liquid foi campeã da 1ª Etapa da Liga Brasileira de Free Fire - Divulgação/Garena
Team Liquid foi campeã da 1ª Etapa da Liga Brasileira de Free Fire Imagem: Divulgação/Garena

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

23/04/2020 15h08

A Garena anunciou hoje o cancelamento da 2ª Etapa das três divisões da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) em razão na pandemia de covid-19. Os torneios estavam previsto para começar em maio.

De acordo com a Garena, a decisão é baseada na preocupação com a saúde e o bem estar de jogadores, funcionários e colaboradores.

"Mesmo com as Séries B e C acontecendo online, não queremos que os jogadores sintam-se motivados a se reunir ou sair de suas casas. Trata-se de uma medida preventiva devido à situação global em relação à covid-19", disse a Garena em comunicado.

A Série A é disputada em um estúdio em São Paulo e, na 2ª Etapa, contaria com a participação de 18 equipes. Na 1ª Etapa, vencida pela Team Liquid, foram 12 concorrentes na divisão de elite.

Em março, a Garena adiou a realização da competição internacional Free Fire Champions Cup (FFCC), que aconteceria em abril, em Jacarta, na Indonésia, também por conta do novo coronavírus.

Conforme a empresa, a intenção é retomar a LBFF, com as partidas semanais em estúdio, na 3ª Etapa, prevista para começar no segundo semestre de 2020.

A Garena ressaltou que, durante o período em que ocorreria a 2ª Etapa da LBFF, haverá torneios online voltados para a comunidade, como Mestre do Solo, Desafio Contra Squad, X1 dos Crias e Rei do Solo.

Mid-Season Invitational

MSI 2017 - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
O MSI de 2017 foi disputado no Brasil, com vitória dos coreanos da SKT no Rio de Janeiro
Imagem: Divulgação/Riot Games

No League of Legends (LoL), a Riot Games anunciou, também hoje, o cancelamento do Mid-Season Invitational (MSI), campeonato internacional de meio de temporada que reúne as equipes campeãs da 1ª Etapa dos torneios regionais.

Inicialmente, o MSI 2020 havia sido adiado de maio para julho por conta da pandemia de covid-19, mas não poderá mais ser realizado.

"Com base nas estimativas de nossos assessores de riscos, é altamente improvável que a disseminação ou o impacto global da covid-19, bem como as restrições de viagens e políticas de aglomeração públicas, diminuam até a data planejada para o MSI", declarou a Riot Games ao justificar o cancelamento da competição.

Com isso, as equipes vencedoras da 1ª Etapa terão apenas as premiações em dinheiro e não irão competir internacionalmente neste ano. A desenvolvedora informou que ainda estuda se será possível dar uma compensação extra às campeãs.

Por causa do novo coronavírus, a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) de 2020 está sendo disputada pela internet. As semifinais e a final também ocorrerão online. Será a primeira vez na história do cenário competitivo brasileiro de LoL que isso acontecerá.

Mundial de LoL com mudanças

Por conta do cancelamento do MSI, a Riot Games fez adaptações no Campeonato Mundial de LoL, que, por enquanto, está mantido e será realizado em Xangai, na China.

O Mundial conta com a participação de equipes participantes da 2ª Etapa das ligas regionais e é influenciado pelo desempenho das regiões no MSI.

A Riot Games anunciou o aumento no número de vagas no Mundial destinadas às ligas da Europa (de três para quatro), da China (de três para quatro) e do Vietnã (de uma para duas).

O Campeonato Mundial 2020 terá a seguinte distribuição de vagas:

  • LPL (China) e LEC (Europa): 4 equipes cada
  • LCK (Coreia do Sul) e LCS (América do Norte): 3 equipes cada
  • PCS (Sudeste Asiático) e VCS (Vietnã): 2 equipes cada
  • CBLoL (Brasil), TCL (Turquia), LJL (Japão), LLA (América Latina), OPL (Oceania) e LCL (Comunidade dos Estados Independentes): 1 equipe cada

Mundial LoL - Divulgação - Divulgação
Em 2019, o Mundial de League of Legends aconteceu na Europa
Imagem: Divulgação

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol