Topo

Muito além de "Super Mario": 9 grandes jogos de plataforma 3D

Yooka-Laylee: dois grandes amigos felizes, muitos coletáveis e um vilão sacana - Divulgação
Yooka-Laylee: dois grandes amigos felizes, muitos coletáveis e um vilão sacana Imagem: Divulgação

Makson Lima

Colaboração para o START

05/10/2019 04h00

Que atire a primeira pedra quem não curte os clássicos games de plataforma. E que atire duas quem ainda não se aventurou pelos excelentes games de plataforma 3D, que extrapolam como poucos as regras básicas introduzidas por Shigeru Miyamoto e seu Mario lá em 1985.

Inspirados por "Yooka-Laylee and the Impossible Lair", com lançamento em 8 de outubro, montamos uma lista com representantes de respeito. As únicas regras: só valem jogos recentes; nada de 2,5D; e Mario, mil perdões, hoje não.

A Hat in Time

A Hat in Time - Divulgação - Divulgação
Garota do chapéu, você mora em nossos corações
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2017 (Switch, PS4, Xbox One, PC)
Desenvolvimento: Gears for Breakfast

Começando a lista com o mais alto nível possível e imaginável. "A Hat in Time" é um dos mais expressivos, originais e tecnicamente impecáveis jogos de plataforma 3D de todos os tempos. Exagero? Só não concorda quem não jogou. A garota Hat Kid acessa novos mundos de sua espaçonave, coletando ampulhetas. É a forma como o jogo cria objetivos, reinventando-se o tempo todo, ou então são os controles precisos, os gráficos coloridos ou a trilha animada - ou tudo isso junto?

Snake Pass

Snake Pass - Divulgação - Divulgação
Você vai aprender, na marra, como é controlar uma cobra
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2017 (Xbox One, Switch, PC, PS4)
Desenvolvimento: Sumo Digital

Não se deixe enganar pela carinha amigável de "Snake Pass": temos aqui um dos mais difíceis jogos de plataforma de que se tem notícia. Afinal, controlar uma cobra pode ser tarefa das mais ingratas, mesmo com a ajuda do fiel escudeiro colibri para puxar seu rabo. O jogo é criação da ótima Sumo Digital, e talvez se encaixe no crescente e famigerado subgênero dos simuladores?

Unbox: Newbie's Adventure

Unbox - Divulgação - Divulgação
Não subestime o potencial explosivo das caixas de papelão
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2016 (PS4, Switch, Xbox One, PC)
Desenvolvimento: Prospect Games

Mais um que poderia ser encarado como um simulador, mas, no caso, de uma caixa de papelão. Imagine o futuro dos correios: e se as encomendas se entregassem sozinhas? É o tipo de questão existencial que circunda "Unbox", um jogo de plataforma bem diferente e completo, com os obrigatórios coletáveis, chefões de fase e tudo mais. Só tome cuidado para não se molhar - papelão não se dá muito bem com água.

Yooka-Laylee

Yooka-Laylee - Divulgação - Divulgação
Sobre a linda amizade de um camaleão e uma morcega roxa
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2017 (PC, Xbox One, PS4, Switch)
Desenvolvimento: Playtonic Games

Os melhores amigos Yooka e Laylee são criação de parte da equipe de desenvolvimento do clássico dos clássicos, "Banjo-Kazooie" - a campanha de Kickstarter teve até entrega de premiação via cartucho de Nintendo 64. Muita gente reclama dos controles ou da câmera, mas tudo faz parte do pacote vintage do jogo, simulando quase que perfeitamente a era de ouro da plataforma 3D, com seus acertos e tropeços.

Human: Fall Flat

Human Fall Flat - Divulgação - Divulgação
Bonecos de massa, mão à obra!
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2016 (iOS, Android, Switch, Xbox One, PS4, PC)
Desenvolvimento: No Brakes Games

Resolver quebra-cabeças é uma parte importante de nosso querido gênero e "Human: Fall Flat" resolve tais questões com pura física, com a gravidade funcionando como sua melhor amiga ou grande inimiga. Jogar cooperativamente com amigos só torna a experiência ainda mais divertida. Ou mais frustrante? A dicotomia é tão presente quanto os bonecos de massa que protagonizam um dos mais populares jogos de plataforma 3D dos últimos anos.

Trover Saves the Universe

Trover - Divulgação - Divulgação
Trover, seu novo melhor/pior amigo
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2019 (PS4, PC)
Desenvolvimento: Squanch Games

Os criadores de Rick and Morty, Justin Roiland e Dan Harmon, não são nada estranhos ao mundo dos videogames e o recente "Trover Saves the Universe" serve de atestado. Seguindo a linha completamente maluca dos dois, Trevor precisa proteger seus bichinhos de estimação enquanto salva o universo, uma plataforma 3D de cada vez. Se ao menos Trover fechasse a matraca por alguns minutos...

Trine 3: The Artifacts of Power

Trine 3 - Divulgação - Divulgação
Os gráficos em "Trine" são sempre um espetáculo à parte
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2015 (PS4, Switch, PC)
Desenvolvimento: Frozenbyte

As fantásticas aventuras de Pontius, Amadeus e Zoya por cenários medievais belíssimos, transitam do aclamado 2,5D para a tridimensionalidade total em "Trine 3", o que não agradou tanto assim os fãs mais fervorosos da franquia. Serviu, pelo menos, para mostrar como a Frozenbyte também tem total domínio do formato, adaptando suas sequências de plataforma e quebra-cabeças de forma genial. E "Trine 4" vem aí!

Cluster Truck

Cluster Truck - Divulgação - Divulgação
O caos, nada menos que o caos
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2016 (Xbox One, PS4, Switch, PC)
Desenvolvimento: Landfall Games

A perspectiva em primeira pessoa pode conversar perfeitamente com a plataforma 3D, assim como o esquema mais arcade de ser. "Cluster Truck" é tudo isso junto, mas em cima de caminhões na estrada em alta velocidade. É chegar do ponto A ao ponto B, o mais rápido possível e sem cair. A ideia é tão doida quanto funcional. Esse é daqueles jogos de "morreu, passa o controle", causando a harmonia e discórdia, em iguais medidas, no ambiente familiar.

A Story About My Uncle

A Story About My Uncle - Divulgação - Divulgação
Sabe aquele seu tio capaz de conceder poderes especiais?
Imagem: Divulgação

Lançamento: 2014 (PC)
Desenvolvimento: Gone North Games

Mantendo a primeira pessoa, mas focando bem mais em narrativa (e daquelas bem pessoais, que indies fazem tão bem), "A Story About My Uncle" tem um quê de "Mirror's Edge" (que poderia ter ingressado essa lista também) misturado ao "grapple beam" de Samus Aran. Nesse mundo fantástico (criação do tio amalucado?) e de plataformas flutuantes, super-poderes oriundos de um traje especial são seu porto-seguro para levar a trama adiante.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol