O destino do Sith: o que aconteceu com Darth Maul após "A Ameaça Fantasma"?

Darth Maul.
Mesmo os fãs que odeiam "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" - uma maioria que não para de crescer, certamente - ainda conseguem citar como ponto (relativamente) positivo o vilão do filme, mais por seu visual demoníaco e sabre de luz com duas pontas do que qualquer outra coisa.
... Pode-se dizer até que um dos maiores problemas do filme (e da Trilogia de Prequels como um todo) deve-se ao fato de que não há muito mais notável sobre Darth Maul além do visual demoníaco e sabre de luz com duas pontas, já que o personagem tem um total de três falas e que ele morre quase sem cerimônia, sem estabelecer muito ao que veio.
Por isso mesmo, a LucasFilm - por meio do famoso (e infame) Universo Expandido - decidiu que Maul não estava tão morto quanto se presumia oficialmente, criando diversas histórias ao redor do vilão e invariavelmente cruzando sabres com seu arqui-rival, Obi-Wan Kenobi.
Metade do homem que era
Para quem não se lembra muito bem, ao fim de "A Ameaça Fantasma" Darth Maul é cortado ao meio por Obi-Wan, caindo em um tradicional Poço Gigante™ de "Star Wars". Já que o corpo nunca foi visto de novo, isto deu várias oportunidades para criadores do Universo expandido para trazer o Sith de volta.
Um dos retornos mais conhecidos entre fãs aconteceu em 2005 nos quadrinhos, na história "Ressurreição". Nela, Darth Maul é supostamente revivido por um grupo de Profetas do Lado Negro da Força, que acreditam que ele é um sucessor mais digno do Imperador Palpatine do que Darth Vader.
Maul, tomado por ódio e fúria, duela com Vader, mas é derrotado quando o novo Lorde Sith usa o sabre de luz para atravessar o próprio corpo, ferindo mortalmente o inimigo no processo.
De acordo com Vader, o ódio que ele tem a si mesmo é maior do que qualquer energia negativa que Maul conseguiria nutrir.
Depois de (praticamente) todo o Universo Expandido ser considerado não-canônico com a aquisição da marca pela Disney, esta história entrou para o selo "Legends" - o que basicamente quer dizer que "vale, mas não vale tanto assim".
O que ainda é canônico, e talvez seu retorno mais conhecido em geral, é a série animada "Star Wars: The Clone Wars", que passou no Cartoon Network entre 2008 e 2014, e que teve o antigo Sith como vilão recorrente.
Maul aparece pela primeira vez durante a segunda temporada da série, aparecendo com um par de pernas metálicas e ao lado de seu irmão Savage Opress. Em busca de vingança, ele quase leva a melhor sobre Obi-Wan, que só sobrevive a uma armadilha planejada pela dupla com ajuda da guerreira Asajj Ventress.
Depois disso, Maul e seu irmão tocaram o terror pelos territórios mais distantes da Galáxia, chegando a formar sua própria organização criminosa, o Coletivo das Sombras, e até tomando brevemente o planeta Mandalore ao manipular diferentes facções em conflito com as outras.
A série até revelou mais sobre seu passado, mostrando que ele foi basicamente criado com o único objetivo de servir ao Lado Sombrio da Força, mesmo sem Darth Sidious como seu mestre.
Ao fim de "Clone Wars", Maul perde Mandalore e é derrotado por Sidious, que mata seu irmão no processo. Este, porém, não foi o fim do personagem.
Rebeldia
Em "Star Wars: Rebels", animação que serve como sequência de "Clone Wars", Darth Maul reaparece, curiosamente, como um aliado de conveniência dos heróis da série, ganhando a confiança do aprendiz de Jedi Ezra Bridger.
Maul tenta seduzir Ezra para o Lado Sombrio, mas o jovem acaba renegando estes conceitos por se importar com seus companheiros. Sem nada melhor para fazer, o vilão decide voltar ao seu velho hábito: tentar matar Obi-Wan Kenobi.
Tudo isso culmina no episódio "Twin Suns", da terceira temporada de "Rebels", em que Obi-Wan e Maul tem uma luta derradeira no deserto de Tatooine.
Eu até diria SPOILERS sobre o vídeo abaixo, mas você provavelmente pode inferir quem vence este duelo.
É até um fim melancólico para o personagem, que após perder tudo tem como último consolo a esperança de que exista alguém que possa vingar todo o sofrimento causado por Sidious, Vader, e até ele mesmo. Pode até se dizer... uma nova esperança
... OK, desculpa.
Curiosamente, de acordo com o produtor Dave Filoni, a ideia original era de que Darth Maul fosse morto por Vader no fim da segunda temporada - provavelmente como referência à HQ "Ressurreição".
Porém, como o episódio termina com uma batalha entre Vader e sua aprendiz Ahsoka Tano, os produtores mudaram os planos, e Maul encontrou seu fim nas mãos de Obi-Wan... de novo.
Ainda assim, nada mal para um personagem com três falas na primeira aparição dele. E mesmo tantos anos depois, Darth Maul ainda está nas memórias dos fãs da série, ao ponto de ser um dos destaques de "Star Wars: Battlefront II", próximo grande jogo baseado na saga cinematográfica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.