Nova Geração: PlayStation 5

Um guia especial com os detalhes de hardware, jogos, dúvidas respondidas e análise do novo videogame da Sony

Bruno Izidro, Kika Martini e Thaime Lopes Do START e Colaborações para o START

REVIEW PLAYSTATION 5

"Cheirinho de carro novo: essa é a sensação de ligar o PS5 pela primeira vez"

O PS5 foi lançado em 12 novembro de 2020 (19 no Brasil) com um desafio para o próprio videogame: superar o sucesso do antecessor PS4 e suas mais de 110 milhões de unidades vendidas.

Para conseguir isso, a Sony pensou grande, quebrando suas tradições de design, inventando um controle novo e produzindo um aparelho que já impressiona pelo tamanho.

Leia a análise completa.

O PODER DO SSD NO PS5

Internamente, o PS5 é praticamente idêntico ao Xbox Series X e S, tanto em GPU (arquitetura RDNA 2) quanto em CPU (arquitetura Zen 2), ambos feitos pela AMD.

Mas muito tem se falado sobre o "poder do SSD" do novo PlayStation para os jogos da nova geração. O Xbox Series X e S também têm um SSD, então qual a diferença entre eles?

Antes de respondermos à pergunta, é importante mencionar que essa é a primeira geração de consoles a usar SSD no lugar do HDD (disco rígido), e essa troca faz uma grande diferença, principalmente no loading dos jogos —quem já trocou o HD do PC por um SSD sabe do que estamos falando.

Mariana Pekin/UOL Mariana Pekin/UOL

A principal vantagem do SSD do PS5 está na leitura de dados, que é de 5,5 Gb/s, o dobro dos 2,4 Gb/s do SSD Xbox Series X.

No PS5, a Sony optou por usar um SSD com alta velocidade de transferência de dados, usando o protocolo NVMe com conexão PCI 4.0, as mesmas características dos SSD mais rápidos do mercado.

Isso quer dizer que o Series X pode até ter maior poder de processamento com os 12 teraflops da GPU, mas é o PS5 que é mais rápido com seu SSD. Essa diferença pode refletir em diversos aspectos nos jogos, como carregamento de texturas, densidade de objetos em mundos abertos, por causa da rapidez de comunicação entre o SSD, CPU e memória do console.

SAI DUALSHOCK, ENTRA O DUALSENSE

Novo controle do PS5 tem dois recursos que justificam a mudança de nome

Mariana Pekin/UOL

Resposta tátil (feedback háptico)

O controle abandona os motores de vibração e usa atuadores duplos. Na prática, a sensação na mão ainda é criada através das vibrações, mas o desenvolvedor tem um ajuste mais fino de intensidade e localização, podendo criar diferentes efeitos, como a sensação de pisar na areia ou na neve.

Mariana Pekin/UOL

Gatilhos adaptáveis

Em vez de serem botões "comuns", os novos gatilhos têm um mecanismo interno que cria força e tensão, podendo ser programados para refletir o que está sendo controlado. Ou seja, apertar o gatilho para usar um arco e flecha ou puxar uma alavanca vai ser bem diferente de apertar o gatilho para frear um carro de corrida.

Qual o tamanho do PS5?

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O PS5

  • 1

    Qual é o tempo de bateria do controle?

    Em uma estimativa com uso variado, o uso é de cinco horas sem precisar carregar

    Imagem: Divulgação/Sony
    Leia mais
  • 2

    Controle de PS4 funciona no PS5?

    Sim, mas apenas para navegação no menu e jogos do PS4 rodando no PS5, não em jogos de PS5

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • 3

    Quanto de espaço do SSD fica disponível para usar?

    São 667 GB livres para instalar jogos, aplicativos e salvar imagens e vídeos capturados

    Imagem: Mariana Pekin/UOL
    Leia mais
  • 4

    Posso usar saves dos jogos de PS4 para continuar jogando no PS5?

    Sim! A transferência de dados entre PS5 e PS4 é simples e bem explicada no menu do console

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
Mariana Pekin/UOL Mariana Pekin/UOL
Divulgação/Sony Divulgação/Sony

PS5 E O TRUNFO DOS EXCLUSIVOS

Não dá para ignorar as piadas pelo tamanho enorme do PS5. Mas, apesar do design que parece mais uma combinação de obra de Oscar Niemeyer com disco voador, o novo PlayStation tem um trunfo de ouro: os jogos exclusivos.

Divulgação/Sony

Enquanto o rival Xbox Series X foi lançado sem nenhum game que demonstrasse de fato todo o poder de seus teraflops, o PlayStation 5 já chegou com alguns títulos de peso.

Entre os jogos, os destaques ficam para Spider-Man: Miles Morales, que também ganhou versão para PS4, e o remake de Demon's Souls —este, sim, lançado exclusivamente para o novo PlayStation.

Com isso, fica claro que a ideia da Sony é continuar no PS5 a estratégia que adota há anos: garantir a exclusividade de jogos com grandes produções, com o objetivo de fidelizar os jogadores.

Quando olhamos para o sucesso do PS4, não há mesmo por que a empresa pensar de outra forma. Games como God of War, Uncharted 4, Horizon Zero Dawn, Final Fantasy VII Remake e The Last of Us Part II estão entre as melhores experiências da, agora, geração passada de videogames.

E a aposta parece ter dado certo logo nesse início de vida do PS5: de acordo com a Reuters, só nos Estados Unidos, o novo console vendeu, em 12 horas, o que o PS4 vendeu em 12 semanas no seu lançamento.

Comparação: Games no PS4 vs. PS5

PRINCIPAIS JOGOS DE LANÇAMENTO DO PS5

  • Homem-Aranha: Miles Morales

    O principal carro-chefe no lançamento do novo PlayStation coloca o novo e mais jovem Homem-Aranha nos holofotes da aventura, que tem curta duração. Destaques para uso do recurso de ray tracing no jogo.

    Imagem: Repodução/START
  • Demon's Souls (Remake)

    O remake do jogo que iniciou a série Souls traz visuais completamente reformulados, não só nos cenários como também nos inimigos icônicos, gerando controvérsia entre fãs. Exclusivo de PS5, ele roda a 4k e 60fps.

    Imagem: Reprodução
  • Astro's Playroom

    O jogo que já vem instalado em todo PS5 no lançamento e serve como uma demonstração das funcionalidades do novo DualSense, como o feedback háptico e até o microfone embutido do controle.

    Imagem: Divulgação/Sony
  • Sackboy: Uma Grande Aventura

    Game de aventura leve e divertida, mais voltada para toda a família: o protagonista, que dá nome ao jogo, está encarregado de salvar seus amigos e se tornar um grande herói.

    Imagem: Reprodução
  • Call of Duty Black Ops: Cold War

    A campanha single-player é continuação do primeiro Black Ops, de 2010, e acontece no início dos anos 1980, durante a Guerra Fria. O tradicional FPS também conta com os modos multiplayer e zumbi cooperativo.

    Imagem: Divulgação/Activision
  • Bugsnax

    O primeiro jogo de PS5 grátis para quem assina o serviço PS Plus no lançamento do videogame, essa é uma aventura meio estranha com personagens mais estranhos ainda: metade inseto e metade comida.

    Imagem: Divulgação
  • Godfall

    Um RPG fantasioso com bastante foco em combate melee e estrutura de "jogo como serviço", aos moldes de Destiny. Em tom épico, a história fala de um último Cavaleiro responsável por salvar o mundo de Aperion.

    Imagem: Divulgação/Gearbox
  • The Pathless

    Jogo de ação e aventura em que a protagonista, armada com seu arco e flecha, usa de velocidade e movimentos acrobáticos para explorar um mundo e libertá-lo de uma maldição, enfrentando obstáculos e inimigos.

    Imagem: Divulgação/Annapurna
Topo