Topo

OPINIÃO

"Brothers: A Tale of Two Sons" combina quebra-cabeças e belos cenários

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 18h49

Grata surpresa do Xbox Live Arcade, "Brothers: A Tale of Two Sons" é um jogo raro, que combina puzzles simples com belos cenários e uma narrativa pungente, daquelas que deixa as palavras de lado e mostra ao invés de contar. A experiência ao mesmo tempo cooperativa e solitária de jogar "Brothers" é diferente de tudo que você jogou antes e justifica a existência do game.

Introdução

Em "Brothers", você controla dois irmãos: um grande e um pequeno. Eles não tem nomes e falam através de grunhidos ininteligíveis. Mas suas ações valem por mil palavras. A dupla precisa viajar por um mundo fantástico, bem longe da segurança de sua aldeia, em busca de um remédio para o pai. A jornada é pontuada de momentos tocantes e cenários incríveis, mas é a forma de jogar que cativa o usuário.

Pontos Positivos

Simples e envolvente

Em "Brothers", você usa poucos botões para controlar os dois irmãos: cada alavanca move um deles e os gatilhos fazem com que executem ações. E é isso: não há comandos complexos ou combos para decorar. Tudo o que você faz é explorar o cenário e resolver as situações para que a dupla consiga seguir avançando.

Brothers Review 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A experiência é simples e executada com maestria pela produtora Starbreeze. Conforme vai se acostumando ao controle simultâneo dos irmãos, você sente que eles se tornam mais próximos e funcionam melhor como uma equipe - como é de se esperar de pessoas que sobrevivem juntas à adversidades. Na prática, é seu cérebro quem está se habituando com as mecânicas e seus dedos respondendo à isso, mas a sensação que o jogo passa é que são duas pessoas pensando como uma.

Jornada cativante

Desde o momento em que precisam deixar sua vila até os dramáticos eventos do fim do jogo, "Brothers" cativa o jogador com seu cenário incrível, efeitos de iluminação e água deslumbrantes e mais ainda, com as diversas possibilidades de interação e situações que surgem ao longo da jornada.

Brothers Review 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desde eventos grandes demais para ignorar como o drama dos trolls nas montanhas até pequenos encontros com coelhos preconceituosos ou lobos famintos, "Brothers" oferece um mundo cheio de histórias paralelas esperando pela participação do jogador. Cada um dos irmãos interage de uma forma diferente com outros personagens e com objetos do cenário e a própria lista de Conquistas do game é feita para recompensar jogadores curiosos, que fuçam cada pedacinho do cenário.

Pontos Negativos

Um pouco repetitivo

"Brothers" se baseia na resolução de puzzles de forma 'cooperativa' e é difícil não se repetir nesse tipo de jogo. Um exemplo disso é o puzzle da escada partida. O irmão mais velho ergue o mais novo até o ponto que querem alcançar, onde uma corda espera convenientemente para ser lançada para baixo e servir de atalho para reunir a dupla. Esse truque funciona bem uma vez, talvez duas. Mas é mais frequente do que deveria, o que acaba aborrecendo o jogador.

Ao menos, o jogo não é longo demais, o que impede que muitos puzzles e situações se repitam de forma excessiva.

Brothers Review 3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Curta duração

Você vai atravessar toda a jornada de "Brothers" em, no máximo, quatro horas. Pode jogar alguns capítulos novamente para desbloquear todas as Conquistas - é possível voltar aos estágios específicos, sem ter que jogar o game todo de novo. Mas depois, acabou. A aventura tem curta duração, o que é uma pena: o mundo cheio de vida de "A Tale of Two Sons" poderia ser melhor explorado pela Starbreeze com algumas horinhas extras de jogo.

Nota: 8 (Ótimo)

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL