Topo

Valkyria Chronicles II

10/09/2010 08h28

Seja único, mas valha por muitos. Muitos já devem ter ouvido essa frase, que nos últimos anos tem valido muito para jogos de RPG. Um bom exemplo disso é "Fallout 3", game da Bethesda que une tiroteios com visão em terceira e primeira pessoa e e o gênero mencionado, mas a Sega mostra que sabe ousar da mesma forma com a série "Valkyria Chronicles".

Escola de guerra

"Valkyria Chronicles 2" apresenta uma ideia parecida com a vista em "Mana Khemia", que também tem versão para PSP: as ações principais, como interação com NPCs e compra de itens para melhorar seus personagens, ocorrem dentro de uma escola, enquanto as batalhas ganham espaço em campos que estão na própria academia e nos arredores, áreas acessadas ao selecionar as missões.

É na Academia Militar Lanseal que encontramos protagonista Avan Hardins, que recebe a proposta de estudar na escola após ser observado por um dos professores de lá. Após um pouco de insistência, o jovem acaba aceitando o convite e vê nele a oportunidade de descobrir os mistérios por trás da morte do irmão Leon (que também foi discente da instituição), mas acaba envolvido num conflito maior.

Tal qual o game original, para PS3, "Valkyria Chronicles 2" herda elementos de RPG e tiro em terceira pessoa. Enquanto o primeiro está voltado para a evolução dos personagens, o outro é utilizado durante os combates, com planejamentos prévios em um mapa onde você escolhe em que ponto cada membro do esquadrão fica ao iniciar cada combate - o que parece difícil à primeira vista, mas se mostra totalmente intuitivo após a primeira batalha.

No badalar dos sinos

Uma das grandes sacadas do RPG da Sega é a escala ascendente de dificuldade, o que pode irritar os veteranos de guerra num primeiro momento (principalmente a repetição de informações), mas ajuda os iniciantes: nas primeiras batalhas você encontra inimigos que não esboçam muita reação e dificilmente abatem um de seus soldados. Após a primeira dezena de batalhas, eles não só investem pesado como também emboscam e dominam a sua base, fazendo todo o trabalho ir por água abaixo facilmente.

"Valkyria Chronicles 2" apresenta um sistema de evolução baseado nas cinco classes iniciais do jogo (Scout, Engineer, Shocktrooper, Lancer e Armored Tech). Apesar de não alterarem drasticamente o visual do personagem, as mudanças acrescentam novas habilidades e, por consequência, mais estratégias aos combates.

Outra grande sacada do jogo - e que já foi vista no antecessor - é que certas regras são obedecidas nos combates; atacar o inimigo pelas costas ou na cabeça, por exemplo, causa mais dano que um disparo regular. Tais peculiaridades tornam a estratégia mais elaborada, bem como a diminuição do campo de visão em áreas com neblina e durante a noite. Também há um sistema de cobertura e a possibilidade de se esconder em áreas com grama para atacar o inimigo sem ser visto.

Para completar o pacote, o game também conta com suporte para partidas multiplayer (cooperativa e competitiva e apenas em rede local), o que ajuda a elevar o tempo útil do jogo. Há também diversas cenas de animação que ajudam a desenvolver a história de maneira mais ágil, transformando o game em um dos melhores RPGs disponíveis para o portátil. De maneira geral, há conteúdo para mais de 40 horas de jogo, mas é possível avançar em menos tempo ignorando diversas missões paralelas.

Nota: 9 (Excelente)