Rock Band 2
Agora, apenas dez meses depois do primeiro "Rock Band", entra em cena a continuação. Mas a revolução do antecessor foi substituído pela evolução em "Rock Band 2". Ou seja, a estrutura da "continuação" é praticamente a mesma do primeiro jogo, mas reformando aspectos que ficaram a desejar no primeiro game (quantas vezes você não se irritou com a obrigatoriedade de a banda ter um líder fixo?)
'Shooting Star' |
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"Setlist"
O repertório de canções é um dos quesitos mais importantes nos games musicais. Nesse aspecto, "Rock Band 2" está bem servido, contando com 84 canções dentro do disco (e há mais 20 músicas de graça para baixar pela internet, enviando o código do produto para o site oficial do game). O gosto musical é pessoal, mas com tantas opções, são maiores as chances de encontrar canções que agradem. A lista é eclética, indo do rock progressivo do The Who, da década de 1960, até o novíssimo "Shackler's Revenge", canção inédita do Guns n' Roses. São 40 anos de história do rock, passando por estilos como o heavy metal, alternativo, grunge, "indie" e pop-rock.
'We Got the Beat' |
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Novatos e virtuoses
Mais uma vez, a modalidade principal é a de turnê. A banda montada pelo jogador, que pode ter de um a quatro integrantes, começa pequena, tocando em "porões" nas redondezas. Mas, à medida que ganha fãs e dinheiro, além dos "acessórios" que fazem parte de uma banda de rock - vans, roadies, empresários, aviões etc. -, o grupo vai conquistando novos territórios. Desta vez, o jogador não é obrigado a escolher níveis de dificuldades mais altos para ganhar fãs, pois, agora, todos os shows realizados com sucesso acrescentam popularidade, mesmo que numa proporção menor que no começo da carreira.
Outra amarra que caiu foi a obrigatoriedade de ter um líder fixo para cada banda. Além disso, o personagem criado pelo jogador pode assumir qualquer instrumento e não é necessário ter um perfil de jogador para integrar uma banda (aliás, no Xbox 360, é melhor não ativar ao mesmo tempo perfis online e offline, sob o risco de perder o progresso feito). Essas medidas fazem com que seja muito mais rápido e fácil sair jogando, o que é excelente numa partida casual. Aliás, para quem só quer se divertir em reuniões com amigos, há uma opção chamada No Fail, que, mesmo não acertando uma única nota, a música segue até o fim. No modo de turnê online, o game permite que o jogador possa entrar em bandas disponíveis na rede, ou que outros possam integrar (e sair de) seu grupo a hora que desejarem. No entanto, a carreira não progride para os "convidados" (ganha-se apenas dinheiro).
'One Step Closer' |
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Mas a cereja do bolo é mesmo o Battle of the Bands, um modo online que traz desafios que ficam disponíveis durante um período, e as opções são renovadas regularmente. As regras variam: às vezes, a missão é tentar conseguir o maior número de pontos, mas, em outras ocasiões, a competição pode ser de tocar as notas com sucesso tanto quanto conseguir. Para quem busca modos multiplayer mais tradicionais, ainda tem o Tug of War, em que duas bandas competem lado a lado.
Palhetas e baquetas
'Nine In The Afternoon' |
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Os controles em forma de guitarra e bateria mudaram muito pouco em relação ao antecessor. A imitação de Fender Stratocaster que vem em "Rock Band 2" é sem fio, e traz um dispositivo que calibra automaticamente o jogo. Basta escolher a opção Calibrate e colocar o controle, primeiro, perto do alto falante e, depois, em frente à tela. A bateria também eliminou o fio, e os tambores agora tem sensores de pressão - dependendo da intensidade da batida, o volume produzido varia em três níveis -, mas não são muito mais silenciosos que antes. O pedal foi reforçado com partes metálicas, o que deixa aliviado quem tem um estilo mais agressivo de tocar. No fim das contas, se você já tem os instrumentos do primeiro "Rock Band" ou de "Guitar Hero World Tour", há poucas razões para comprar o pacote completo de "Rock Band 2", pois todos esses equipamentos são compatíveis com o jogo.
Nota: 9 (Excelente)
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