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Call of Duty: World at War

21/11/2008 16h56

Guerra na selva
Com o lançamento de "Call of Duty 4: Modern Warfare", Activision e Infinity Ward conseguiram o que parecia impossível, tornando franquia de tiro em primeira pessoa campeã de vendas ainda mais popular, com uma série de novidades que atualizaram os conflitos para os dias atuais. Só deste último exemplar foram vendidas 10 milhões de cópias, número que superou até mesmo o poderoso "Halo 3".

Como a Infinity Ward precisa de um certo tempo para montar um novo jogo do zero e a Activision não quer deixar sua marca milionária esfriar, foi resolvido que a Treyarch, uma "produtora-irmã" por assim dizer, ficaria a cargo de jogos da franquia também, em um esquema de rodízio - a cada ano, o "Call of Duty" é de responsabilidade de um estúdio diferente.

Como a Treyarch não teve muito tempo para criar algo realmente novo e não queria cometer os erros de "Call of Duty 3", que foi lançado às pressas e cheio de problemas, a solução foi improvisar com o que tinha à mão. Então, em um retrocesso considerável, voltou-se ao combalido, mas confortável, cenário da 2ª Guerra Mundial e o motor gráfico de "Call of Duty 4" foi reaproveitado, tornando tudo uma mera questão de adaptação e aperfeiçoamento.

Sim, parece um trabalho sem vergonha de reciclagem, mas para alívio dos fãs, "Call of Duty: World at War" consegue ser muito atraente, graças ao sólido trabalho feito no ano passado, em especial com o sistema de multiplayer, que garante experiência e bônus para os jogadores. Com sua mecânica viciante e um enredo brutal, ainda há muito fôlego na franquia para agradar aos entusiastas.

Pacífico em guerra

Como avançar pela praia de Omaha no dia D já deve ter cansado até mesmo o mais fanático pelo conflito, a Treyarch sabiamente resolveu mudar o foco da ação para a Ásia. Com uma natureza episódica e vários personagens, o enredo se divide em dois arcos: um sobre avanços dos fuzileiros americanos em ilhas do pacífico dominadas pelos japoneses e outro sobre a resistência do exército vermelho contra os avanços dos alemães.

Caos total
Ainda que nenhum mocinho seja lá muito carismático e a história seja bastante quebrada, a apresentação é espetacular, mesclando cenas de arquivos reais com gráficos 3D, além dos habituais eventos que ocorrem dentro do jogo. Você encara soldados com as vozes de Kiefer Sutherland (ninguém menos que o Jack Bauer da série "24 Horas") e Gary Oldman (o Comissário Gordon de "Batman - O Cavaleiro das Trevas") e se depara com algumas situações bastante tensas, como execuções à sangue frio de soldados desarmados a emboscadas arrepiantes na floresta, por conta de túneis e alçapões subterrâneos. Para entrar no clima, você até mesmo passa a utilizar uma baioneta para causar um belo estrago nos inimigos, entre outras pequenas novidades.

Fora os novos cenários e algumas poucas armas, não há muitas novidades na mecânica do jogo. Este é um "Call of Duty" como qualquer outro, e traz todo tipo de evento que se espera dele, até mesmo os trechos com veículos. A Treyarch realmente não teve tempo para ser original ou ousada e isto pode causar sensação de déjà vu, mas quem se liga puramente na ação não deverá se importar.

Diferenças entre versões

As versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC são bastante equivalentes em todos os aspectos, ainda que esta última ganhe por conta da capacidade de rodar em maior resolução e apresentar detalhes mais ricos, além claro, da combinação mouse e teclado que ainda é imbatível. Mas espere por gráficos e áudio similares ao de "Call of Duty 4", com uma taxa de animação sólida, animação de primeira, efeitos de partículas pipocando para todos os lados e minúcias que enriquecem os cenários e eventos.

Combates urbanos
Já o Wii obviamente apresenta a versão mais fraca, mas nem por isto decepciona. A Treyarch mobilizou um time especialmente para este trabalho e adaptou o motor gráfico para as limitações do console da Nintendo. O resultado é fantástico, se mantendo fiel às suas contrapartes mais poderosas, só que com vídeos com maior compressão e gráficos em menor resolução. O esquema de controle também é bastante satisfatório, com o Nunchuck funcionando como navegador e o Wii Remote como mira - e há suporte também para a pistola Zapper.

Na realidade, o que coloca a versão para Wii um degrau abaixo é a ausência de um modo multiplayer de verdade, além de um cooperativo local para apenas 2 pessoas. Nas outras versões o modo de cooperação aceita até quatro participantes, que podem passar por quase todas as fases da campanha principal em conjunto.

No competitivo, o esquema segue o mesmo padrão de "Call of Duty 4", com pontos de experiência, aquisição de novas armas, upgrades e habilidades especiais, as chamadas Perks. Com o balanceamento de jogadores e a possibilidade de customização, a vida do game deve se prolongar bastante, assim como aconteceu com o anterior, que até hoje movimenta grandes massas de jogadores online.

Modos também não faltam, como os habituais Deathmatch, Team Deathmatch, além de outros como Capture the Flag e War, que funciona à base de conquistas de territórios como na série "Battlefield". Mas o mais curioso mesmo é o extra Nacht der Untoten, que coloca os jogadores presos em um bunker sob ataque de mortos-vivos - eventualmente todos irão morrer, mas a graça é descobrir o quanto é possível resistir e comparar os tempos depois no placar.

Nota: 9 (Excelente)