Topo

Príncipe Charles escreveu carta em apoio à histórica demissão de primeiro-ministro da Austrália, diz mídia

24/10/2020 15h16

SYDNEY (Reuters) - O príncipe Charles, do Reino Unido, enviou uma carta escrita à mão ao governador-geral da Austrália, em 1976, em apoio à controversa demissão do então primeiro-ministro Gough Whitlam, segundo a imprensa local.

A carta, publicada neste sábado pelo jornal The Australian, foi datada quatro meses depois de o representante da rainha Elizabeth na Austrália, John Kerr, tomar a decisão inédita de demitir Whitlam sem alertar o palácio ou o primeiro-ministro.

"Por favor, não desanime", afirmou o herdeiro do trono britânico, em uma carta a Kerr, em 27 de março.

"O que você fez ano passado foi correto e corajoso --e, quando a hora chegou, a maioria dos australianos parece ter apoiado a sua decisão."

A carta foi revelada em um extrato do livro "A Verdade das Cartas do Palácio: Enganação, Emboscada e Demissão em 1975", escrito por Paul Kelly e Troy Bramston, com lançamento marcado para o próximo mês.

A demissão de Whitlam permanece como um dos eventos políticos mais polarizadores, porque representou um nível de intervenção sem precedentes na Commonwealth.

Historiadores afirmam que a verdadeira história por trás da demissão de Whitlam durante um impasse político sobre o orçamento nunca foi contada ao país e, em 2016, um historiador processou os Arquivos Nacionais da Austrália para ter acesso às cartas entre Kerr e a rainha Elizabeth.

(Reportagem de Paulina Duran)