Topo

Ator pornô espanhol é denunciado por morte de fotógrafo com veneno de sapo

O ator pornô Nacho Vidal, espanhol de 46 anos - Reprodução/Instagram
O ator pornô Nacho Vidal, espanhol de 46 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Em Valência

18/03/2021 08h19

O ator e produtor espanhol de filmes pornô Nacho Vidal foi denunciado por homicídio culposo pela morte de um fotógrafo de moda causada pelo veneno de um sapo durante um ritual realizado em 2019.

Os fatos ocorreram em uma casa de Vidal no município de Enguera, na província de Valência. Segundo o processo, o artista "atuava como diretor" dessa prática ou ritual, "dada a experiência que ele mesmo tinha", e foi quem supostamente ofereceu a substância que o fotógrafo inspirou, sem controlar a quantidade fornecida.

O ator de 47 anos ganhou liberdade provisória em junho de 2020, após depor em juízo, garantindo que a morte ocorreu por acidente e negando ser um xamã.

A juíza do município de Játiva encarregada do caso considera que a vítima morreu devido a uma reação adversa a determinadas drogas depois de participar de uma "prática, ritual ou experiência espiritual ou mística" que consiste em inalar a fumaça da combustão da pele do sapo Bufo alvarius.

"Diante de um suposto ritual irracional, imprudente e perigoso", argumentou a juíza, o ator "agiu sem qualquer tipo de rigor e não se antecipou aos riscos que finalmente ocorreram", segundo informou nesta quarta-feira o Tribunal Superior de Justiça de Valência.

O sapo bufo alvarius - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para a magistrada, não é "admissível de modo nenhum" que a metilbufotenina, composto presente no veneno do sapo, possa ser considerada medicinal, já que se trata de uma substância "não submetida a nenhum controle sanitário".

A resolução permite recurso e estabelece um prazo de dez dias para que o Ministério Público e as demais acusações formulem suas conclusões e peçam a abertura de julgamento oral, solicitem prosseguimento ou, excepcionalmente, a prática de diligências complementares.