Topo

A queda de Cabul e as imagens que podem manchar o legado de Biden

17/08/2021 17h00

Washington, 17 Ago 2021 (AFP) - Joe Biden sozinho em uma mesa enorme em Camp David. Um helicóptero evacuando diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Cabul. Militantes armados gritando vitória no Afeganistão: o triunfo dos talibãs gerou imagens históricas que podem manchar o legado do presidente americanos.

- Biden sozinho em Camp DavidEsta fotografia divulgada no domingo pela Casa Branca mostra o 46º presidente dos Estados Unidos, de férias na residência de descanso Camp David, recebendo relatórios sobre a situação em Cabul.

Embora Biden deva estar fazendo videoconferências com seus conselheiros diplomáticos e de segurança, ele parece totalmente isolado, em uma sala vazia e sentado a uma longa mesa com cadeiras desocupadas.

Muitos meios de comunicação americanos, incluindo alguns progressistas, opinaram que a foto foi um erro de comunicação oficial. O efeito negativo é acentuado pelo telhado inclinado do chalé de Camp David, que reforça a sensação de confinamento de um Biden parado e silencioso.

- O helicóptero e a embaixada -A imagem de um helicóptero Chinook sobrevoando a embaixada dos Estados Unidos em Cabul no domingo, supostamente para evacuar funcionários, inevitavelmente evoca uma fotografia semelhante tirada durante a queda de Saigon, no Vietnã, em 1975.

Não demorou muito para que a oposição republicana tuitasse com a legenda: "Esta é a Saigon de Biden". Em 8 de julho, o inquilino da Casa Branca disse: "Em nenhum caso você verá pessoas evacuadas por via aérea do telhado da embaixada dos Estados Unidos em Cabul".

- Talibãs no palácio presidencial -Armados com fuzis Kalashnikov e usando turbantes pretos, militantes talibãs posaram para as câmeras dentro do palácio presidencial em Cabul depois que o presidente Ashraf Ghani fugiu do país.

Um dos militantes retratados chegou a afirmar que passou oito anos na famosa prisão norte-americana de Guantánamo, na ilha de Cuba, onde os Estados Unidos têm seus piores inimigos jihadistas, afirmação não confirmada pela AFP.

- Pânico na pista -O vídeo dramático que mostra dezenas de afegãos correndo atrás de um avião de transporte militar americano enquanto ele decolava do aeroporto de Cabul, tentando desesperadamente agarrar-se à fuselagem ou trem de pouso, ganhou as manchetes em todo o mundo.

A filmagem contradiz a promessa do governo Biden nas últimas semanas de que a saída do Afeganistão ocorreria sem problemas.

- O avião de carga cheio de afegãos-A foto de 640 afegãos amontoados em um avião de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos no domingo é um símbolo poderoso da pressa, caos e angústia que marcaram o esforço de evacuação.

O Pentágono tentou refutar essa mensagem na terça-feira, dizendo que a imagem de fato demonstra a compaixão do exército americano.

"Isso fala sobre a humanidade de nossas tropas nesta missão", disse o general Hank Taylor.

seb/iba/ad/lda/ap/mvv