Conteúdo publicado há 7 meses

Faustão aparece em campanha do governo: 'País pulsando em um coração só'

O Ministério da Saúde compartilhou um vídeo nas redes sociais em que o apresentador Fausto Silva, 73, incentiva a doação de órgãos. A ação faz parte da campanha setembro verde.

Faustão completou um mês com o novo coração nesta semana. O transplante aconteceu no dia 27 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca.

Sigo na minha luta pela reabilitação, já com boas perspectivas, mas tô aqui, mais uma vez, para agradecer o empenho de tanta gente nesta corrente para transformar o Brasil no primeiro doador de órgãos do mundo... Mobilizar todas as classes e idade, precisamos dessa solidariedade. É o país pulsando em uma solidariedade só. Lembre sempre: cada pessoa pode dar vida a mais oito pessoas. São oito órgãos que podem ser doados. O setembro verde é uma luta de todo mundo. Não tem partido politico. É a vida.
Fausto Silva

Veja o vídeo:

Reabilitação

Faustão posa ao lado dos médicos do Hospital Albert Einstei, Fábio Gaiotto e Fernando Bacal
Faustão posa ao lado dos médicos do Hospital Albert Einstei, Fábio Gaiotto e Fernando Bacal Imagem: Reprodução/ Instagram @faustaodomeucoracao

O processo de reabilitação de Fausto Silva pode demorar cerca de três meses. De acordo com o cardiologista do apresentador, o tempo depende do quanto o paciente estava debilitado antes da realização do transplante.

"A insuficiência cardíaca é uma doença que impõe limites muito grandes na qualidade de vida e na expectativa de vida dos pacientes. Quando o paciente tem insuficiência cardíaca avançada, ele perde muita massa muscular, pode ter alterações renais, ele pode evoluir com o quadro de caquexia, que é perda muscular e tal", explicou.

Continua após a publicidade

Faustão passará por um processo cujo objetivo é recuperar a massa corporal perdida. "Esse processo de reabilitação é voltar, além do aspecto nutricional, o aspecto fisioterápico de reabilitação, para voltar a ganhar massa muscular, melhorar a capacidade respiratória, porque é um longo período que a doença vai impondo limitações no paciente."

Internação, transplante e alta

Faustão em vídeo após transplante de coração
Faustão em vídeo após transplante de coração Imagem: Reprodução/Instagram

Internação. O apresentador deu entrada no hospital no dia 5 de agosto para tratamento de um quadro de insuficiência cardíaca, condição que vinha sendo acompanhada pela equipe médica desde o ano de 2020.

Indicação para transplante. Diante do agravamento da doença, ele foi incluído na lista de espera por um transplante de coração. A informação, no entanto, só veio a público no dia 20, por meio de um boletim médico. Ele estava precisando de diálise e medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.

Cirurgia. O comunicador recebeu o novo coração no dia 27 de agosto, em cirurgia realizada sem intercorrências, após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão.

Continua após a publicidade

O apresentador gravou um vídeo agradecendo à família do doador do novo coração. O vídeo foi publicado no perfil Faustão do meu Coração, criado pela família do comunicador para divulgar a doação de órgãos.

Faustão deixa a UTI. O comunicador deixou a Unidade de Terapia Intensiva no dia 1ª de setembro e foi transferido para a semi-intensiva.

Faustão deixou o hospital no dia 10 de setembro, após 36 dias internado. "O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco", informou o Hospital Israelita Albert Einstein.

Oito dias após receber alta, Faustão voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein. Em comunicado, a unidade de saúde afirmou se tratar de um protocolo de rotina. O que foi confirmado a Splash pelo cardiologista do apresentador. No dia 23, ele recebeu alta do hospital.

Deixe seu comentário

Só para assinantes