Com quem deve ficar a herança da atriz Aracy Balabanian?

Aracy Balabanian, que morreu aos 83 anos na segunda passada (7), queria ser lembrada por viver intensamente e preferiu não se casar, nem ter filhos. Sempre rodeada de amigos, Aracy deixou filhos apenas na ficção e afilhados na classe artística, além de um legado imenso na televisão brasileira.

Em histórias como a de Aracy Balabaian, com quem fica herança após a morte? Familiares ainda não divulgaram se a atriz deixou um testamento. Ela era uma das poucas veteranas a manter contrato fixo com a Globo.

Seguindo as regras de sucessão no Brasil, a herança de Aracy Balabanian deve ser dividida por irmãos, tios, primos e sobrinhos, denominados como parentes colaterais pelas normas jurídicas.

A ordem de sucessão no Brasil é estabelecida em graus de parentesco, explica o advogado Mozar Carvalho, advogado especialista em Direito de Família e Sucessões. "A herança é primeiramente transmitida aos descendentes, que são os filhos e netos, depois, aos ascendentes, como pais e avós. Na falta de descendentes e ascendentes, aos colaterais (irmãos, tios, primos etc)."

Filha de pais armênios, Aracy teve seis irmãos e vários sobrinhos. Parte da família da atriz de "Sai de Baixo" vive em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Ela residia no Rio de Janeiro, onde foi velada e cremada na terça. Caso um herdeiro colateral tenha falecido, seus filhos herdam a parte que seria recebida pelo seu pai ou mãe. "Isso se aplica também a cônjuges e é conhecido como representação", completa o advogado Mozar Carvalho.

Em entrevista à revista Quem, em 2013, a atriz contou sobre não casar e não ter filhos: "Tenho vários filhinhos. Tenho 13 sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e já, já serei bisa-tia-avó, acho que é isso. E tenho Antônia, minha afilhada, uma paixão na minha vida. Está com 10 anos, é filha da Gogoia, participo de tudo da vida dela. Levo ao dentista, ao balé. Amo comprar roupinhas. Ela tem cabelo cacheado e, de vez em quando, quer fazer chapinha... Pego de cabelo cacheado e a entrego de cabelo liso".

A escolha de vida de Aracy voltou a ser assunto em entrevista de 2022 para Pedro Bial. "Tem um monte de crianças na minha vida. Quando eu disse que não podia, ou não queria me casar, é porque eu não tinha condições de conciliar a minha vida de atriz, já que tive tantas dificuldades antes. Eu não tive tempo, mas amei e fui amada."

Eu não casei, eu não tive filhos e vivi intensamente.
Aracy Balabanian em 2022

Trajetória

Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ela estreou na emissora em 1972, na novela "Primeiro Amor". Seu último trabalho na TV foi no especial "Juntos a Magia Acontece", exibido no final do ano de 2019.

Continua após a publicidade

Aracy fez sucesso com personagens como Violeta em "O Casarão" (1976), Armênia em "Rainha da Sucata" (1990), Filomena Ferreto em "A Próxima Vítima" (1995) e Cassandra no humorístico "Sai de Baixo".

Em homenagem à atriz, a Globo exibiu na segunda-feira, na Sessão da Tarde, "Sai de Baixo - O filme". Também reexibiu entrevista recente da atriz no Conversa com Bial.

Amigos famosos e familiares prestaram as últimas homenagens em velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes