Topo

Poeta e Lo-Bianco não chegam a acordo; jornalista nega pedido de desculpas

Patrícia Poeta não entrou em acordo com jornalista Alessandro Lo-Bianco na Justiça - Reprodução/Globo
Patrícia Poeta não entrou em acordo com jornalista Alessandro Lo-Bianco na Justiça Imagem: Reprodução/Globo

De Splash, em São Paulo

07/08/2023 17h06

Patrícia Poeta e Alessandro Lo-Bianco não chegaram a acordo em audiência realizada hoje. A apresentadora da Globo processou o jornalista da RedeTV! alegando difamação no primeiro semestre desse ano. A informação foi confirmada pelas equipes dos envolvidos a Splash.

André Perecmanis, advogado de Poeta, comentou caso. "A promotora deu parecer, mais uma vez, reiterando de que, no entendimento dela, há indícios de crime. Foi pedida a instauração de processo criminal", disse o representante da apresentadora do Encontro em contato com Splash.

Os advogados da Patrícia Poeta teriam solicitado a Lo-Bianco um pedido público de desculpas à apresentadora. A proposta foi negada pelo jornalista, o que também dificultou acordo.

"Assim como o caso envolvendo Poeta e Sonia Abrão, promotores reconheceram que há indícios da prática de crime e pediram que eles sejam processados criminalmente", comentou André na sequência.

"Não há acordo com a censura", disse equipe de Lo-Bianco a Splash. "Acreditamos na sábia decisão do judiciário que, ao analisar os autos, verá que, se existe alguma perseguição, é contra Lo-Bianco. Quando a censura jornalística passa a ser seletiva, estamos a um passo do caos", disse o texto assinado pela advogada Vivian Bellezi Câmara.

Caberá à juíza responsável pelo caso decidir sobre processo criminal, completou defesa de Lo-Bianco. "O processo ganhará novos rumos após as partes não se acertarem", detalhou a nota.

Poeta reclama de 'ataques'

Apresentadora enviou uma petição à Justiça em julho deste ano argumentando que, mesmo durante o processo, continua sendo atacada pelo jornalista da RedeTV!.

"Muito embora tenha conhecimento do ajuizamento da presente ação, (Lo-Bianco) continua perseguindo e assediando ferozmente [Patrícia Poeta], ora inventando fatos jamais existentes, ora simplesmente comentando postagens por ela realizadas em páginas de terceiras pessoas", diz o documento, ao qual Splash teve acesso.

Patrícia Poeta argumenta que ele faz isso para obter engajamento. "[Lo-Bianco] assim age porque tem conhecimento de que a simples menção ao nome [de Patrícia Poeta] faz com que a audiência do programa televisivo do qual participa aumente significativamente".

Lo-Bianco rebateu Patrícia em rede social. "'Eu sei o que você fez no verão passado?' O que você vive há 12 meses é rejeição. Não adianta escolher um repórter pra assediar processualmente e tentar calar os demais. Escolheu o profissional errado. Beijos".

A apresentadora da Globo também citou outros processos — e uma condenação — de Lo-Bianco. Ele foi condenado por "injúria discriminatória" por falas sobre a religião de uma ex, e é acusado de agressão, cárcere privado e violência doméstica por outro ex.

"Embora se apresente como um 'jornalista investigativo', [Lo-Bianco] tem se mostrado mais para investigado do que para jornalista", diz a carta assinada pelo advogado de Patrícia Poeta.

Equipe do jornalista se posicionou oficialmente na época. "(Alessandro) tem sido vítima de uma estratégia focada em colocar sua vida pessoal em questão com objetivo de descredibilizar sua imagem por saber que sua vida profissional não lhe coloca em nenhum desmérito dentro do processo", diz um trecho do comunicado.