Topo

'Guerreira e mestra': famosos lamentam morte de Neusa Maria Faro

De Splash, em São Paulo

08/07/2023 10h01Atualizada em 08/07/2023 11h47

Neusa Maria Faro morreu na noite de ontem, aos 78 anos, devido a complicações de uma trombose. Famosos como Bárbara Paz, Reynaldo Gianecchini, Marisa Orth e Nany People publicaram homenagens à atriz

"Neusa guerreira e mestra!!! Obrigada por tanto!!!", escreveu a humorista Nany People.

"Toda a minha solidariedade. Amo Neusa Maria Faro, minha "Deusa. Meu abraço solidário para familiares e amigos", desejou a atriz Suzy Rego.

"Poxa, linda ela", lamentou a atriz Marisa Orth.

Já o ator Paulo Betti dedicou um texto no Instagram à colega de profissão, contando um pouco da trajetória de Neusa na atuação, que começou ainda na juventude, quando ela deixou a música para se dedicar ao teatro.

"Eu a vi na maravilhosa montagem do Teatro do Sesi, na peça 'Nossa Cidade', de Thorton WIlder, ela fazia o papel da moça heroína, Emily, que morre no trabalho de parto. Era o final dos anos 60. Neusa foi grande e múltipla. Pianista, dubladora, compositora. Formou-se atriz pela Escola de Arte Dramática da USP. A mãe dela tinha uma escola de declamação na rua Tamandaré ou Cesario Mota. A placa na frente da casa modesta era inesquecível : 'Escola de Declamação Guilherme de Almeida'. Descanse em paz", concluiu o ator.

Trajetória

Nascida em 1945 em Sorocaba, Neusa Maria Faro foi atriz, compositora, escritora, autora, dubladora e pianista. Estudou artes dramáticas na USP, dedicando-se inicialmente ao teatro. Na década de 1980, foi descoberta pelo cinema e atuou em alguns curta-metragens.

Na TV, sua personagem mais famosa é Divina Santini, de "Alma Gêmea". Dona de uma pensão na trama, ela foi a responsável pelo bordão "Oswaldo, não fale assim com a mamãe", que ficou famoso quando a novela foi ao ar pela primeira vez, em 2005. Oswaldo era marido de Divina, personagem de Fulvio Stefanini, e tinha uma rixa com a sogra, vivida por Nicette Bruno.

Neusa também teve passagens pelo SBT, atuando em "Chiquititas" em 1997, e "Fascinação". No cinema, seu último trabalho foi "Nas Mãos de Quem me Leva" (2021).

Atriz Neusa Maria Faro morre aos 78 anos