Topo

Autor de 'Dez Mandamentos' sobre Record: 'A emissora que ditava o rumo'

Emilio Boechat foi autor da emissora Record por 14 anos - Arquivo pessoal
Emilio Boechat foi autor da emissora Record por 14 anos Imagem: Arquivo pessoal

Colaboração para Splash

08/06/2023 20h29

O autor Emilio Boechat ficou muito conhecido por suas novelas, como "Rebelde" e "Os Dez Mandamentos", durante seus anos na Record, mas, fez parte de uma saída conturbada da emissora. Em entrevista ao portal Alta Definição, conta como era pressionado sobre os rumos da novela.

Falando sobre o período após o grande sucesso de "Os Dez Mandamentos" em 2015, o autor revelou que a emissora começou a fazer muita pressão e os autores não "ditavam mais os rumos da história".

Os autores consagrados saíram da Record por causa disso. "Chegou uma hora que era tudo a emissora. Muitos autores simplesmente se curvaram a essas imposições, enquanto autores mais consagrados decidiram deixar a emissora", contou Boechat.

No meio de "Gênesis" (2021), foi quando Boechat saiu devido à pressão. Segundo o autor, a emissora pedia muitas mudanças em suas histórias e por isso: "Quando eu interpretei que essas mudanças podiam a colocar em risco a minha reputação como autor, eu decidi sair".

A pressão maior era para ele "respeitar a Bíblia". Durante a produção das novelas bíblicas, o autor tinha de seguir a risca, mesmo que: "a Bíblia tem inúmeras interpretações e nem sempre existia um consenso sobre isso".

Boechat deixou claro, no entanto, que nunca foi pressionado a se converter. "Em 14 anos de emissora, jamais sofri pressões para me tornar evangélico, ou para ingressar na IURD. Mas não posso falar por outros profissionais".