Topo

Próxima audiência com familiares de Gugu é marcada; veja resumo da briga

Gugu Liberato: nova audiência com a família do apresentador acontece em junho - Reprodução/Instagram
Gugu Liberato: nova audiência com a família do apresentador acontece em junho Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

26/05/2023 18h04

A segunda audiência que discute a ação em que Rose Miriam di Matteo, a mãe dos filhos de Gugu Liberato, pede o reconhecimento de sua suposta união estável com o apresentador, está marcada para 22 de junho.

Splash apurou a informação com pessoas ligadas ao caso. Além de Rose Miriam, a Justiça de São Paulo reunirá novamente João Augusto, Marina e Sofria, filhos do apresentador. Também estará presente a irmã de Gugu, Aparecida Liberato — nomeada inventariante e cuidadora das gêmeas quando eram menores de idade.

O que aconteceu em primeira audiência?

João Augusto Liberato, 21, filho de Gugu Liberato, compartilhou um posicionamento após a Folha de S. Paulo divulgar que ele ficou calado durante a audiência realizada na segunda-feira (22).

Ele poderia se manifestar durante o encontro, segundo apurou Splash com uma pessoa que acompanhou o encontro. Outra fonte ligada ao caso disse à reportagem que João Augusto não teve escolha, pois as partes favoráveis ao testamento se pronunciarão em uma próxima audiência — versão confirmada no comunicado divulgado pelo filho do apresentador.

"Fiz questão de estar presente e não é verdade que preferi ficar calado durante a audiência. Não me manifestei porque não era o momento de me ouvir", afirmou o filho de Gugu em comunicado publicado no Instagram.

João Augusto Liberato se disse "surpreso" por dizerem que ele preferiu se calar. "Pelo contrário, tenho muito para falar e até tive que me segurar para não falar quando não era o momento. Foi muito triste ver e ouvir tantas coisas que não eram verdadeiras, mas eu respeitei as regras da audiência".

Nelson Wiliams, advogado de Rose, Sofia e Marina, e Dillermanno Cigagna Júnior, que defende Aparecida Liberato, foram procurados por Splash e não se posicionaram oficialmente sobre a postura de João Augusto durante a audiência — a equipe de Dillermanno informou que ele não comentará sobre o caso oficialmente.

Rose Miriam di Matteo, Sofia e Marina Liberato foram as pessoas ouvidas durante a audiência. Caso a união estável entre Rose e Gugu seja reconhecida, ela poderá solicitar inclusão na divisão dos bens assinada pelo apresentador em 2011.

"As gêmeas Marina e Sofia sempre estiveram ao lado da mãe na busca dela pelo reconhecimento de união estável na Justiça. [...] Rose e Gugu mantinham uma relação pública, notória, duradoura, contínua e com objetivo de constituir família", disse o advogado Nelson Wiliams a Splash.

Outras duas audiências serão realizadas para a discussão do caso. As datas ainda não foram confirmadas, apurou a reportagem.

Pergunta sobre sexo

Splash apurou que o advogado de Aparecida e João Augusto Liberato questionou Rose Miriam di Matteo sobre relações sexuais durante os 20 anos em que ela supostamente mantinha a união estável com o apresentador.

Rose disse que fazia sexo com o apresentador. Dillermanno Cigagna Júnior questionou sobre a frequência, o que gerou um princípio de confusão durante a audiência.

A equipe de Dillermanno Cigagna Júnior foi procurada pela reportagem, mas optou por não se posicionar sobre a pergunta feita pelo advogado na audiência. A defesa de Rose Miriam também não quis comentar o ocorrido.

Qual a disputa?

Gugu morreu em novembro de 2019 e, desde então, sua família disputa a herança, avaliada em R$ 1 bilhão.

O apresentador escreveu um testamento em 2011 deixando 75% do seu patrimônio para os três filhos e os 25% restantes para os cinco sobrinhos.

Excluída da divisão, Rose Miriam argumenta que tinha uma união estável com Gugu. Ela nunca se casou com o apresentador e terá direito a uma parte da herança caso a ligação seja reconhecida pela Justiça. O processo dividiu os filhos do casal.

As gêmeas Marina e Sofia Liberato, 19, foram emancipadas aos 17 anos e passaram a apoiar a mãe na batalha judicial. Em vídeo vazado em 2021, as filhas de Gugu dizem que a tia mentia para elas e reclamam da forma como Aparecida as tratava após a morte do apresentador.

João Augusto Liberato afirmou que a mãe está manipulando suas irmãs e defende que a tia seja mantida como administradora da herança: "Assim era a vontade de meu pai e acredito que todos deveriam respeitá-la, porque se amanhã herdarmos algo, será fruto exclusivo de seu trabalho", disse em texto encaminhado ao jornalista Lauro Jardim.

Além de Rose, o chef de cozinha Thiago Salvático, 33, também pediu o reconhecimento de uma união estável com Gugu. Ele diz que teve um relacionamento de nove anos com o apresentador. O pedido foi feito em maio de 2020 e, no mês seguinte, ele anunciou que havia desistido da briga pela herança. Em janeiro deste ano, a Justiça negou o reconhecimento da suposta união estável, e Thiago disse no Instagram que pretende provar a relação por uma questão de honra.