Topo

Michael J. Fox abre jogo sobre drama com Parkinson: 'Cada dia mais difícil'

Michael J. Fox detalhou em entrevista a convivência com Parkinson após mais de 30 anos do diagnóstico - Reprodução/ YouTube/ CBS Sunday Morning
Michael J. Fox detalhou em entrevista a convivência com Parkinson após mais de 30 anos do diagnóstico Imagem: Reprodução/ YouTube/ CBS Sunday Morning

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/04/2023 15h19Atualizada em 29/04/2023 15h32

O ator Michael J. Fox, 61, contou em entrevista ao programa "CBS Sunday Morning" que a convivência com a doença de Parkinson está ficando "cada dia mais difícil". Apesar disso, ele falou que sua vida está preparada para levar a doença consigo.

"Não vou mentir. Está ficando difícil, está ficando mais difícil. Está ficando mais duro [de lidar]. Cada dia é mais difícil", contou o ator em prévia da entrevista divulgada no YouTube do programa da CBS americana.

Fox recebeu o diagnóstico há mais de 30 anos, e ainda assim seguiu com trabalhos, principalmente de dublagem, após tornar pública a doença em 1998. Há dois anos ele já tinha dito que não tinha medo de morrer.

Nesta entrevista mais recente, conforme o site da CBS News, ele ainda contou sobre uma cirurgia na coluna que fez para retirar um tumor benigno, porém que o deixou com sequelas.

"Atrapalhou minha caminhada. E então começou a quebrar as coisas. [...] Eu quebrei esse braço, esse [outro] braço. Quebrei esse cotovelo. Quebrei minha cara. Quebrei minha mão?", diz.

1 - Divulgação - Divulgação
Michael J. Fox em participação especial no filme "A Gente Se Vê Ontem"
Imagem: Divulgação

O ator também conta como a doença atrapalha o dia a dia e se torna um problema com as quedas, dificuldade para alimentação, probabilidade de outras debilitações e surgimento de doenças como pneumonia.

"Todas essas maneiras sutis que te pegam. [...] Você não morre de Parkinson. Você morre com Parkinson. Então - assim eu estive - eu estive pensando sobre a mortalidade disso. [...] Não vou fazer 80. Não vou fazer 80 [anos de idade]", repete.

A entrevista completa vai ao ar na programação da CBS nos Estados Unidos neste domingo (30).