Topo

MP denuncia suspeito de vazar fotos da autópsia de Marília Mendonça

Marilia Mendonça: Ministério Público denunciou suspeito de vazar imagens de autópsia - Reprodução/Instagram
Marilia Mendonça: Ministério Público denunciou suspeito de vazar imagens de autópsia Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

27/04/2023 22h46

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou o suspeito de vazar fotos da autópsia da cantora Marília Mendonça, que morreu em decorrência de acidente aéreo em novembro de 2021.

A denúncia foi ajuizada pelo Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos (Ncyber) no dia 26 de abril e confirmada em nota oficial no site do MPDFT.

Conforme o comunicado, a divulgação das imagens "não só gerou enorme comoção social, como também insuflou a curiosidade mórbida de diversos usuários, o que fez aumentar o alcance das publicações para milhares de pessoas".

O suspeito foi preso preventivamente pela Polícia Civil do Distrito Federal no dia 17 de abril. A investigação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) identificou que um homem de Santa Maria (DF) compartilhou o conteúdo criminoso sobre a artista na internet.

O MPDFT também pede que o suspeito seja investigado pelo vazamento de imagens do corpo do cantor Gabriel Diniz. O dono do hit "Jenifer" também foi vítima de acidente aéreo em maio de 2019.

Segundo o relato, o suspeito é "acusado de vilipêndio de cadáver, divulgação do nazismo, racismo e xenofobia por ter veiculado, entre junho de 2022 e de abril de 2023, mediante publicação em rede social, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos com utilização da cruz suástica".

Ele também é acusado de ter induzido e incitado discriminação e preconceito de raça e etnia contra nordestinos, conforme o documento.

As penas somadas podem chegar a 31 anos de prisão, diz a denúncia. "O MPDFT também pediu a retirada do perfil e dos links de divulgação das imagens e vídeos", conclui o comunicado.

Splash procurou a equipe de Marília Mendonça, que ainda não se manifestou sobre a denúncia do MP.

O advogado da família considerou "inconcebível" que documentos exclusivos de um inquérito policial, que corre em sigilo e com restrições de acessos, tenham sido divulgados de forma "irresponsável, desumana e criminosa", conforme comunicado compartilhado com Splash após a confirmação do vazamento.

'Chocada com monstruosidade'

Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, usou as redes sociais para desabafar sobre o vazamento das fotos da autópsia da cantora que morreu em 2021, quando o avião em que estava caiu.

"Está tudo bem com a família, apesar do episódio de ontem", disse em postagem realizada no dia 14 de abril.

Ela explicou que demorou para falar sobre o assunto, pois estava preocupada com Leo, filho da Marília de três anos.

"Não me pronunciei ontem por causa do Leozinho, e ele já entende o que eu falo e também já entende quando acontece alguma coisa", completou.

Dona Ruth continuou e disse que "a família está chocada com tanta monstruosidade".

"Mas não me surpreende. O mundo não me surpreende mais, esses monstros que fizeram isso não me surpreendem, porque já haviam feito outra vez".

Ela fez referência ao vazamento de imagens do acidente da cantora, ocorridas no fim de 2021.

"Aqui não pode ser terra sem lei. Redes sociais não podem ser terra sem lei. A gente precisa que esses delinquentes paguem", finalizou.