Topo

Pantaleão fala de descoberta da sexualidade: 'Me considero um homem bi'

Thiago Pantaleão é destaque no cenário da música pop nacional  - Divulgação/Acid.vk
Thiago Pantaleão é destaque no cenário da música pop nacional Imagem: Divulgação/Acid.vk

De Splash, em São Paulo

05/04/2023 04h00

Thiago Pantaleão, 25, enfrentou um processo complicado de descoberta da sexualidade. O músico, que lança hoje o clipe de "Mente Pra Mim", precisou desconstruir as certezas de uma origem evangélica para trilhar um novo caminho de pertencimento. Hoje, depois de tudo o que passou, o artista se considera um homem bissexual.

"A igreja me ajudou em várias questões, mas chegou essa parte em que eu estava me descobrindo, amadurecendo, e vendo que não fazia sentido estar num lugar onde eu já não me sentia pertencente. Embora eu tenha muito apego, embora eu tenha muito orgulho de toda a minha trajetória, já não cabia a mim estar ali", explicou o cantor, em entrevista exclusiva a Splash.

O músico mergulhou em um processo de autoconhecimento para entender as nuances do próprio desejo. Segundo o artista, ele precisou resolver o assunto dentro de si antes de compartilhar com a família o primeiro relacionamento com um homem.

"Quando estava tudo resolvido na minha cabeça, o suficiente para entender que não tinha nenhum problema comigo, eu me assumi para a minha mãe. Foi engraçado, porque num primeiro momento ela teve um impacto. Eu namorava meninas só, publicamente", completou.

A relação com a mãe Bianca Pantaleão só melhorou depois da conversa. Até então, o cantor sentia que havia uma barreira entre ele e os familiares mais próximos. "A gente ficou mais próximo, mais unido, e com o meu pai a mesma coisa [...] Isso só reforçou o nosso amor. A gente só se aproximou mais, se protegeu mais."

Os pais de Pantaleão também precisaram se desconstruir diante de tantas mudanças na vida do filho. "Eles se desconstruíram até mais do que eu. Me ajudaram em muitas coisas. Nós estamos em um processo de desconstrução contínuo e a nossa relação evoluiu muito."

Uma conversa sobre bissexualidade

Thiago Pantaleão - Divulgação/Acid.vk - Divulgação/Acid.vk
Thiago Pantaleão lançou o primeiro álbum em 2022
Imagem: Divulgação/Acid.vk

O músico, que até então só havia se relacionado com mulheres, foi compreendendo aos poucos outros aspectos da própria sexualidade. "Se eu me atrair por uma menina, eu vou ficar com ela. Uma das minhas grandes paixões foi uma mulher. Mas hoje eu sinto que é mais fácil me atrair por homens."

Pantaleão acredita que o objeto de desejo é algo mutável e, por isso, está sujeito às mais diferentes variações ao longo da vida. "O aspecto dentro da bissexualidade muda, porque tem momento que eu estou me atraindo mais por mulher e tem outros que mais por homem."

O artista, que chegou a se identificar como gay, não entendia por que a atração por mulheres ainda permanecia fazendo parte da vida dele. Hoje, no entanto, a compreensão sobre si é outra: "Eu me considero um homem bi".

"Solteiro graças a Deus", parafraseando o músico, ele ainda prefere se relacionar com pessoas anônimas, apesar do ciclo de convívio ter se transformado completamente após o primeiro álbum, "Fim do Mundo" (2022). "Eu gosto do anonimato, de viver uma parada só eu e a pessoa. A amizade também. Eu sou muito reservado nesse sentido.

'Mente Pra Mim'

Pantaleão também faz sucesso nas redes sociais  - Divulgação/Acid.vk - Divulgação/Acid.vk
Thiago Pantaleão
Imagem: Divulgação/Acid.vk

A música "Mente Pra Mim", que acaba de ganhar um clipe, apresenta tons de um desses romances anônimos vividos pelo cantor pop. A composição é, sim, autobiográfica e conta detalhes de um caso marcado por mentiras.

"Ela fala de uma experiência que eu tive, que foi engraçada, e transformei em música. A mentira não foi um problema, porque eu não tinha compromisso. Sabia que mentia, mas ele mentia bem também".