Topo

Jão: Não me acho sensual, mas se as pessoas querem me achar gostoso adoro

Jão é anunciado embaixador da Adidas no Brasil  - Divulgação/Adidas
Jão é anunciado embaixador da Adidas no Brasil Imagem: Divulgação/Adidas

De Splash, em São Paulo

22/03/2023 18h00

Jão, 28, deixou um pouco de lado o jeito contido e explorou a própria sensualidade no clipe de "Pilantra", produção que conta com a participação de Anitta e já acumula mais de 5,4 milhões de visualizações no YouTube.

No vídeo, enquanto canta trechos como "senta em mim, deita em mim", o músico abusa do carão e mostra camadas de si que até então não havia experimentado publicamente com a mesma intensidade.

Diferentemente do que mostra no clipe, no entanto, o cantor garante que na vida real não é bem assim. "Nem um pouco. Nunca me vejo muito assim, nesse sentido [...] Mas se as pessoas querem me achar sensual, me achar gostoso, foda. Adoro", disse o artista, que acaba de ser anunciado como embaixador da Adidas no Brasil, em entrevista exclusiva a Splash.

Feita de forma despretensiosa durante a pandemia, a canção foi ganhando forma ao mesmo tempo em que Jão e Anitta foram alinhando as necessidades para que o projeto pudesse manter as características individuais de cada um.

"A gente encontrou a produção perfeita, que unia tanto o universo dela quanto o meu. A gente foi na casa dela, no Rio, para gravar e ela deu muito material sobre a melodia, como ela queria cantar a parte dela. Foi muito parceira nisso. Ela confiou muito na gente, mas também somou muito para a música acontecer", contou.

O músico vive uma das melhores fases da carreira. No ano passado, ele foi um dos destaques do Rock in Rio, do Lollapalooza Brasil e recebeu duas indicações ao Grammy Latino.

Além de presença frequente em programas de TV, Jão acumula números que impressionam: 578 milhões de visualizações no YouTube e mais de três milhões de ouvintes mensais só no Spotify.

Do interior

João Vitor Romania Balbino, nome de batismo do artista, viu a vida se transformar completamente ao longo da última década. Natural de Américo Brasiliense, cidade de 41 mil habitantes no interior de São Paulo, o cantor saiu em direção à capital em busca de tudo aquilo que outrora estava apenas no campo dos sonhos.

"Quando eu me vejo em lugares fazendo coisas que eu sempre sonhei, imaginei, são coisas que me pesam muito mais, eu acho, do que uma pessoa que sempre viveu na cidade grande e teve contato com isso, sabe? [...] Eu fico orgulhoso. Eu amo a minha cidade natal, óbvio, mas eu acho que eu não sobreviveria muito lá, sabe? Eu tinha que sair de lá mesmo e fazer o que eu faço agora", Jão.

O que move

Jão - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Músico acumula mulhões de visualizações nas plataformas digitais
Imagem: Reprodução/Instagram

Movido pelo desejo de construir (e transformar) a própria realidade, Jão gosta mesmo é de contar histórias com começo, meio e fim. Contrariando qualquer pressão de um mercado musical cada vez mais apegado à velocidade da produção, o artista fez questão de colocar uma pausa entre a última turnê e a próxima.

Segundo o cantor, é preciso fechar ciclos para que outros caminhos possam se abrir. "Eu preciso desse tempo para viver, para ter novas coisas, para falar, para ter novas perspectivas sobre as coisas, para trazer um show melhor e maior. O show para mim sempre foi a peça principal do meu trabalho."

É no palco que o artista investe mais tempo e dinheiro. "Vou investir para fazer uma coisa incrível para as pessoas [...] Eu sempre entendi que o mercado brasileiro funciona de uma maneira, lança, lança, lança, faz, faz, faz. E eu fiz uma escolha. Eu falei não mesmo no meu primeiro disco."

Sexualidade

Jão - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Jão
Imagem: Reprodução/Instagram

À medida que o sucesso chegava à vida de Jão, as especulações quanto a sexualidade do cantor também foram ganhando as redes sociais. A primeira vez que ele tocou no assunto abertamente foi em 2021, quando participou do programa Prazer, Luísa (Multishow).

"Dizem que eu tenho medo de falar sobre minha sexualidade, mas isso nunca foi uma questão para mim. Todo mundo sabe que já namorei meninos. Todo mundo sabe que já namorei meninas", disse, à época. No ano seguinte, à coluna de Mônica Bergamo, ele revelou que tinha medo de que a sexualidade fosse usada para estampar manchetes.

Agora, no entanto, o músico acredita que pode ajudar outras pessoas ao falar sobre o assunto. "Acho que mais do que para mim, eu acho que isso é curativo para os meus fãs. Acho que entendo muito esse papel que eu tenho na vida deles, de poder falar sobre coisas, enfim, que na vida deles é uma coisa negativa, ou que estão passando por algo e que não tem com quem conversar. Alguma referência sobre isso."

Embaixador da Adidas

Jão - Iwi Onodera / Brazil News - Iwi Onodera / Brazil News
O cantor Jão em seu show no Lollapalooza
Imagem: Iwi Onodera / Brazil News

Assim como Pabllo Vittar e Anitta, Jão será o novo embaixador da marca no Brasil. O artista, que celebrou a parceria, falou sobre a relação com a moda e o quanto a construção de um look é importante para a expressão da própria identidade.

"Eu acho que moda pra mim é muito autoexpressão. Eu sempre gostei muito disso. Nunca gostei muito da moda só pelo: 'Ah, eu vou montar um look com qualquer coisa'. Acho que é muito uma questão de expressão mesmo. Acho que isso é o mais importante pra mim. E eu sempre tive uma relação muito de admiração pela Adidas", disse.