Topo

Netos de Camilla terão papel de destaque na coroação, diz jornal

Camilla Parker Bowles será coroada ao lado do rei Charles 3º em maio - Reprodução/Instagram @theroyalfamily
Camilla Parker Bowles será coroada ao lado do rei Charles 3º em maio Imagem: Reprodução/Instagram @theroyalfamily

De Splash, em São Paulo

27/02/2023 18h15Atualizada em 27/02/2023 18h15

Os netos de Camilla Parker Bowles, 75, devem ter um papel de destaque na coroação da rainha consorte e do rei Charles 3º, 74, em maio.

Os adolescentes segurarão o dossel sobre a cabeça da avó enquanto ela é ungida com o óleo consagrado. Essa função é historicamente das duquesas, e o momento é considerado um dos mais sagrados e importantes da cerimônia de coroação.

A presença atuante dos netos seria uma quebra da tradição real e teria sido um pedido de Camilla, de acordo com o jornal britânico The Times.

Camilla tem cinco netos: Lola, 15, e Freddy, 13, são filhos de Tom Parker Bowles. Eliza, 15, e os gêmeos Louis e Gus, 13, são filhos de Laura Lopes. Tom e Laura são filhos do casamento anterior de Camilla, com Andrew Parker Bowles. Os netos da rainha consorte costumam ficar longe dos holofotes, mas Eliza foi uma das daminhas de honra do casamento de William e Kate em 2011.

O príncipe George, filho de William, também deve ter um papel de destaque na coroação. Segundo uma fonte do The Times, Charles e Camilla querem refletir a modernidade ao destacar a "família mista" que têm. Outro foco da cerimônia deve ser a linha de sucessão. Por isso, além dos netos de Camilla, é esperado que o príncipe William e seu filho, George, herdeiros do trono, sejam evidenciados.

Enquanto isso, a presença de Harry e Meghan ainda não é certa. "Muito pode acontecer até lá. Mas a porta está sempre aberta. Agora é com eles. Há muito a ser discutido e eu realmente espero que eles estejam dispostos a sentar e conversar", disse o príncipe, em entrevista no início do ano.

Charles deve quebrar outro protocolo na cerimônia

O rei deve convidar outros monarcas para a coroação. Reis e rainhas de outras nações devem receber ainda nesta semana comunicados para reservarem a data da coroação. Os convites oficiais devem ser enviados em abril. As informações são do Daily Mail.

A tradição centenária dita que outros monarcas não devem estar presentes na cerimônia, já que esse seria um momento sagrado e íntimo entre o rei, Deus e o povo.

Segundo o tabloide, Charles reduziu drasticamente a lista de convidados em comparação à coroação de Elizabeth. A coroação de Charles e Camilla deve ter cerca de 2 mil convidados. Em 1953, a coroação de Elizabeth teve 8 mil convidados.