Topo

Felipe Neto e secretário de Dino analisam uso de 'slogan nazista'

Felipe Neto e Ricardo Cappelli arguiram no Twitter - Reprodução
Felipe Neto e Ricardo Cappelli arguiram no Twitter Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Maceió

04/02/2023 18h05Atualizada em 04/02/2023 22h18

O youtuber Felipe Neto e o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, analisaram o uso do lema "Deus, família e pátria", que é associado ao fascismo e ao nazismo pela extrema direita.

No Twitter, Cappelli, que foi o responsável por administrar a intervenção federal no Distrito Federal em janeiro, após os atos de terrorismo por vândalos bolsonaristas em Brasília, questionou por que o slogan "foi parar nas mãos da extrema direita".

"Estive na formatura de 319 homens e mulheres da Polícia Militar do DF. Uma festa linda. Com uma bandeira nacional imensa. As famílias, orgulhosas, lotaram as arquibancadas. Antes de criticar, devemos refletir e dialogar", disse Cappelli.

Felipe Neto explicou ao secretário que a frase é utilizada "pelo fascismo desde seu surgimento."

"A extrema direita se baseia em fundamentalismo religioso (Deus), distorção da realidade da família para expulsar tudo que não for 'tradicional' e uso do ultra-nacionalismo (pátria) para pregar ódio ao que vem de fora."

Ricardo Cappelli insistiu em seu ponto de vista e afirmou que essa conversa é "um pouco mais complexa".

"Todos que são por Deus, pela família e pela pátria são fascistas, terroristas e golpistas? Como diferenciar os que são por Deus, pela família e pela pátria, mas também são pela democracia e pela Constituição?", continuou o secretário do ministro da Justiça Flávio Dino.

Neto destacou que Ricardo "pode defender os valores que lhe forem mais importantes", entretanto, ponderou que, "se quiser usar um slogan nazista, é natural que as pessoas façam associações".

Por fim, Ricardo Cappelli citou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de que, em 2023, o Brasil "será um país de maioria evangélica", para defender que "os democratas precisam mergulhar no Brasil real, dialogar e refletir".

"Tenho pavor das generalizações. O que fascismo altera e esvazia os significados. Temos que fazer esta disputa", completou o secretário.

Por que o lema tem origem fascista?

O slogan "Deus, pátria, família" voltou a ganhar repercussão no país por ter sido usado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A origem do lema é polêmica e remonta aos movimentos nazifascistas da Europa que inspiraram a criação de um similar no Brasil na primeira metade do século 20.

A frase fascista foi originalmente usada no país pelo movimento de extrema direita AIB (Ação Integralista Brasileira), na década de 1930.

O integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da Primeira Guerra Mundial.

No Brasil, os integrantes do movimento fascista usavam símbolos e rituais que os aproximavam dos similares europeus, como o uso do verde na indumentária, a letra grega sigma no logotipo do movimento e a saudação anauê.