Topo

Herança de Gugu: Briga judicial une filhas à mãe contra irmão e tia

Marina e Sofia com a mãe, Rose Miriam, durante preparativos para festa de Natal nos Estados Unidos - Reprodução/Instagram/@marinamliberato
Marina e Sofia com a mãe, Rose Miriam, durante preparativos para festa de Natal nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Instagram/@marinamliberato

Do UOL, em São Paulo

04/02/2023 15h08Atualizada em 04/02/2023 15h08

Marina e Sofia Liberato, as filhas gêmeas de Gugu Liberato, estão ao lado da mãe, Rose Miriam, no processo que busca o reconhecimento da união estável dela com o apresentador, morto em 2019. Segundo o advogado que representa a viúva, Nelson Wilians, as jovens apoiam Rose desde o princípio do processo.

A herança de Gugu Liberato está em discussão nos tribunais desde a morte do apresentador. O imbróglio jurídico criou uma racha na família, que vem discutindo o destino do patrimônio de Gugu, avaliado em R$ 1 bilhão.

Em nota enviada hoje à Splash, o advogado de Rose reafirmou que as gêmeas sempre estiveram ao lado da mãe. "Reafirmamos que acreditamos estar mais próximos, a cada dia, de vermos a justiça ser feita", disse ele.

Filho mais velho não apoia Rose Miriam. Apesar do apoio das gêmeas, a mãe não tem o respaldo de outros membros da família de Gugu, como a mãe dele e do próprio filho mais velho, João Augusto Liberato, que anteriormente declarou estar ao lado da tia Aparecida Liberato.

Em carta enviada em 2021 ao jornalista Lauro Jardim, do Globo, ele afirmou ter "confiança total" na tia, que foi "nomeada em vida" pelo pai "como a responsável para cumprir o testamento e cuidar e proteger" das gêmeas, menores de idade na época.

"Assim era a vontade de meu pai e acredito que todos deveriam respeitá-la, porque se amanhã herdarmos algo, será fruto exclusivo de seu trabalho", disse ele, afirmando ainda que as meninas poderiam estar sendo vítimas de manipulação.

Gugu excluiu Rose Miriam do espólio. Gugu deixou 75% do seu patrimônio para os três filhos e os 25% restantes para os cinco sobrinhos. Rose Miriam entrou com um processo buscando o reconhecimento da união estável. Com a ligação reconhecida pela Justiça, ela também teria direito a uma parte do valor descrito no testamento de Gugu.

O pedido foi questionado pelo advogado Dilermando Cigagna Júnior, responsável pelo espólio do apresentador. Maria do Céu, mãe de Gugu, chegou a declarar em entrevista ao "Fantástico" que os dois não tinham um relacionamento.

Suposto ex-namorado do apresentador também tem disputa na Justiça. O chef de cozinha Thiago Salvático também entrou com uma ação buscando o reconhecimento de uma união estável com Gugu. No entanto, o pedido foi negado pela Justiça.

À Splash, Thiago disse que vai recorrer da decisão. "O reconhecimento da união estável é uma questão de respeito e de honra. Eu jamais desejei essa repercussão toda sobre o meu relacionamento com o Gugu", disse ele.