Topo

Glória Maria apresentou o mundo ao Brasil e marcou lugar na história da TV

Glória Maria durante viagem a Noruega em 2019 - Globo/ Divulgação
Glória Maria durante viagem a Noruega em 2019 Imagem: Globo/ Divulgação

De Splash, no Rio

02/02/2023 13h08

O Brasil conhece o mundo pelos olhos de Glória Maria. Ao logo de quatro décadas de televisão, a jornalista apresentou os mais diversos países, culturas, paisagens e modos de viver ao público brasileiro.

A jornalista, que morreu hoje após luta contra o câncer, fez história ao rodar o globo e conhecer mais de 160 países.

Cada um nasceu para uma coisa e eu nasci para estar no mundo.
Glória em entrevista ao Lady Night, em 2019

Pioneira na TV, a apresentadora do Globo Repórter se orgulhava de ter 15 passaportes carimbados. Ela falava com carinho das viagens que realizava a trabalho, algumas para fazer coberturas históricas, e a lazer.

A primeira viagem internacional a trabalho de Glória para a Globo foi em 1977. Naquele ano, a repórter cobriu a posse de Jimmy Carter na Casa Branca, sede do governo americano. Era raro ver jornalistas pretas nas telinhas, ainda mais em coberturas internacionais.

Mas ela ficou conhecida pelas viagens ao integrar a equipe do Fantástico entre 1998 e 2007. Fez reportagens em lugares exóticos e entrevistou celebridades como Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo DiCaprio.

Glória foi além e viajou com a Nasa em 2007 para conhecer a sensação de gravidade zero. Ela mostrou o resultado durante uma reportagem no Fantástico. "É incrível, você vira, você vai de cabeça para baixo, você pode fazer tudo o que você quiser. É como se você voltasse a ser criança", revelou.

No ano seguinte, pediu um período sabático à Globo e aproveitou para unir duas paixões: viagens e trabalhos voluntários. Nesse período, viajou para a Índia, um de seus países favoritos, onde fez trabalho voluntário ao lado de crianças, pessoas em situação de rua e monges.

Ela, inclusive, conheceu as filhas Maria e Laura em 2009, enquanto fazia trabalho voluntário na OAF (Organização de Auxílio Fraterno), na Bahia. As meninas, irmãs biológicas, tinham 6 meses e 1 ano e meio.

Onde esteve Glória Maria?

Glória também já viajou para mais de 80% dos países reconhecidos pela ONU, como Noruega, Sri Lanka, Marrocos, Suíça, Áustria, Macedônia, Montenegro, China, Dubai, Omã, França, Mianmar, Nigéria, Holanda, Hong Kong, Lapônia, Israel, Síria... e muitos outros.

Em cada um desses lugares, ela improvisava para mostrar as pessoas que viviam ali, as particularidades da cultura local, e as delícias gastronômicas. Fez história por se jogar nas aventuras, o que gerava repercussão. Em algumas delas, até virou meme.

Em, 2016, viajou para a Jamaica e viralizou após usar maconha para fins religiosos em uma reportagem. Dava risada das piadas na web.

Ela falou sobre a situação em entrevista ao programa "Roda Viva" em 2022. "Foram três meses de negociação para entrar lá. Um dos regulamentos era: na entrada, fazer uma oração. A gente assinou um monte de papel. Na saída, tinha que fazer outra oração. Só que a gente não leu tudo, e estava lá: 'Tem que fumar a ganja sagrada'. Ganja sagrada, vamos fumar. Só que eu não sabia o que era a ganja sagrada", afirmou.

Ele (o grupo religioso local) queria me ver cair, ali, dura. Só que eu não ia cair. Puxei duas vezes e aguentei.

Outo momento marcante foi quando Glória gravou uma matéria da Noruega para o Globo Repórter em 2019. Ela mergulhou em uma piscina com água supergelada e sua reação gerou muitas risadas nas redes sociais. "É horrível! Mas, ao mesmo tempo, é bom", disse Glória.