Topo

Paulo Gustavo: Como ator foi definido por 8 famosos no filme 'Filho da mãe'

Paulo Gustavo é homenageado em documentário do Prime Video - Divulgação
Paulo Gustavo é homenageado em documentário do Prime Video Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

18/12/2022 17h11Atualizada em 19/12/2022 05h06

Paulo Gustavo, morto no dia 4 de maio de 2021 devido a complicações da covid-19, recebeu uma homenagem singela, mas efetiva, dos amigos e familiares no novo documentário sobre o ator, "Filho da Mãe", cuja estreia se deu na sexta-feira (16) no Prime Video.

No longa, amigos recontam a história do humorista, e entre os depoimentos de pessoas famosas há descrições valiosas de como os colegas de trabalham o definiriam. As falas vão desde o companheiro de palco ao amigo que nunca pagou cheques, passando pelo seu talento inegável, que o fez ser um fenômeno de audiência tanto no teatro quanto no cinema.

Confira alguns dos depoimentos que têm emocionado o público:

Mônica Martelli - Julia Rodrigues - Julia Rodrigues
Monica Martelli
Imagem: Julia Rodrigues

Mônica Martelli

Trabalhar com Paulo Gustavo era estar em um palco de diversões para adulto, porque ele nunca perdeu a criança que existia nele, o melhor da criança. Ele levava para o site, para qualquer ambiente de trabalho, levava o lúdico, a fantasia.

Iza

Iza - Clayton Felizardo/Brazilnews  - Clayton Felizardo/Brazilnews
Iza no Primavera Sound
Imagem: Clayton Felizardo/Brazilnews

Lembro que, quando comecei a cantar, aqueles papos de amiga, né... Alguma amiga falou: 'Daqui a pouco, você vai ser amiga do Paulo Gustavo'. É uma coisa, né. Para quem gosta de TV, para quem gosta de entretenimento, o Paulo sempre foi o mais mais. E aí, teve uma vez, que o Paulo postou um vídeo, e eu lembro de olhar para o meu Instagram, tipo assim: 'Vou olhar o número de seguidores porque vai mudar'. Tinham oito mil seguidores, que já era coisa para caramba para mim, né. No dia seguinte, às 10h, eu acordei assustada, assim, 'Caraca, o negócio aconteceu ontem', e fui ver: tinham 80 mil seguidores.

Preta Gil

Preta Gil - Lilo Oliveira  - Lilo Oliveira
Preta Gil
Imagem: Lilo Oliveira

Ele conseguia hackear o sistema do preconceito, da opressão. Ele hackeava com humor, com a leveza, com o caráter dele, com a força dele. Quantas vezes eu estava andando com ele, e vinha uma pessoa e falava: 'Paulo, muito obrigada, eu tenho um filho que é gay e eu não aceitava, mas assisti o seu filme e o seu filme abriu a minha cabeça'.

Susana Garcia

Susana Garcia e Paulo Gustavo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo e a diretora Susana Garcia
Imagem: Reprodução/Instagram

Quando a gente foi fazer 'Minha Mãe É Uma Peça 3', no nosso primeiro encontro para falar de roteiro, Paulo Gustavo falou que queria falar sobre o casamento gay do filho da Hermínia. O país estava vivendo um momento supercomplicado, e falavam que ele estava louco, que não tinha como essa história ser validada e abordar esse assunto. Só que ele tinha tanta certeza que ele ia conseguir entrar na casa das pessoas, tinha tanta certeza que se falasse do amor dessa mãe por esse filho, a história seria validada que deu super certo. O Paulo Gustavo era isso, ele fazia muita graça, muita comédia, mas, no fundo, o que norteava a vida dele era o amor.

Ingrid Guimarães

Ingrid Guimarães - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ingrid Guimarães
Imagem: Reprodução/Instagram

O Paulo Gustavo é a pessoa mais engraçada que eu já conheci na minha vida. Então, eu já sabia quando eu o encontrava, quando falava com ele no telefone, eu ia morrer de rir. Só agora que ele se foi que a gente se toca como é raro alguém que te faz rir nesse lugar, de você passar mal no telefone, em qualquer lugar. Ele tinha uma coisa que ele era muito focado, nunca vi na minha vida uma pessoa que era tão focado na carreira e tão certo no que ele queria. Ele tinha uma estima tão boa que ele impulsionava a gente a ter também.

Regina Casé

Regina Casé - Agência Brazil News - Agência Brazil News
Regina Casé
Imagem: Agência Brazil News

Mesmo que eu viva 110 anos, queria viver como o Paulo Gustavo. É uma coisa que eu aprendi com ele.

Marcus Majella

Marcus Majella - Alina Lyra/Alkaparra/UOL - Alina Lyra/Alkaparra/UOL
O ator e humorista Marcus Majella chega para evento que marca a contagem regressiva para a Rio-2016
Imagem: Alina Lyra/Alkaparra/UOL

Ele é um cara muito generoso. Acho que todos os amigos tinham essa imagem dele. Ele não conseguia brilhar sozinho. Ele ficava incomodadíssimo se, em um texto, tivesse só piada pra ele. Ele empacava, nem ia pra frente. Falava: 'Isso aqui pra você tá ruim, não escreveram legal'. Ele não gostava que viesse só coisa boa pra ele. Ficava com pavor disso. Então a gente parava, mudava tudo, criava coisas pra você, pra todo mundo se sentir bem. E aí sim, a gente ia. Ele era esse amigo em cena.

Malu Valle

Malu Valle e Paulo Gustavo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Malu Valle e Paulo Gustavo
Imagem: Reprodução/Instagram

Normalmente a gente vê que um artista, quando sai do anonimato ou que só tá ali na sua área e vira um artista famoso, a pessoa muda um pouco e tal. O Paulo continuou o mesmo Paulo. O mesmo Paulo nervoso de dar entrevista, que falava 'tô todo empolado', sabe? O sucesso, as conquistas não transformaram aquele ser tão amigo, tão generoso, tão cuidadoso.