Topo

Harry diz que usar uniforme nazista foi 'um dos maiores erros de sua vida'

Príncipe Harry falou sobre a ocasião em que usou um uniforme nazista em uma festa a fantasia - Reprodução/Youtube
Príncipe Harry falou sobre a ocasião em que usou um uniforme nazista em uma festa a fantasia Imagem: Reprodução/Youtube

De Splash, em São Paulo

08/12/2022 13h11Atualizada em 08/12/2022 23h50

No novo documentário "Harry & Meghan" (Netflix), príncipe Harry, 38, fala de uma das maiores polêmicas que já protagonizou.

Em 2005, quando tinha 20 anos, ele usou um uniforme nazista em uma festa a fantasia. A roupa incluía uma faixa amarrada no braço com a estampa de uma suástica.

Harry fala sobre o assunto no terceiro episódio da série, em que a relação da monarquia com a escravidão também é abordada. Ele demonstra estar arrependido do episódio.

"Foi provavelmente um dos maiores erros da minha vida. Eu me senti tão envergonhado depois. Tudo o que eu queria era consertar isso", disse.

"Eu me sentei e conversei com o rabino-chefe em Londres, algo que teve um impacto profundo em mim. Eu fui a Berlim e conversei com um sobrevivente do Holocausto. Não poderia ignorar e continuar a cometer os mesmos erros na vida. Mas eu aprendi com isso", completou.

Príncipe Harry usou uniforme nazista em festa a fantasia, em 2005 - Reprodução/The Sun - Reprodução/The Sun
Príncipe Harry usou uniforme nazista em festa a fantasia, em 2005
Imagem: Reprodução/The Sun

Na época, Harry divulgou um comunicado em que se desculpou pela fantasia.

" Príncipe Harry se desculpa por qualquer ofensa ou constrangimento que causou. Ele percebe que fez uma escolha infeliz com a fantasia", dizia a nota emitida pela Clarence House, a residência real de Londres, onde o príncipe morava.

Harry também abordou questões raciais na família real

No documentário, o príncipe também abordou um "viés inconsciente", algo como um preconceito enraizado, em relação a questões raciais na família real.

Nesta família, às vezes você é parte do problema e não da solução. Príncipe Harry

Ele afirmou que isso não é "culpa de ninguém", mas que é preciso tomar atitudes quando esse viés é percebido.

"Uma vez que isso é apontado ou identificado em você, é preciso fazer a coisa certa. É educação, é conhecimento, é um constante trabalho em andamento para todos. Inclusive para mim", avaliou.