Topo

Sardenberg chora ao se despedir da TV Globo: 'Vou curtir mais a vida'

Sardenberg se despede da TV Globo em última aparição na GloboNews - Reprodução/GloboNews
Sardenberg se despede da TV Globo em última aparição na GloboNews Imagem: Reprodução/GloboNews

De Splash, em São Paulo

10/11/2022 21h59

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg, de 76 anos, chorou em sua despedida do programa "Em Pauta", da GloboNews. O comentarista de política e economia, que também atuava no "Jornal da Globo" e em programas da "GloboNews", anunciou hoje que irá deixar TV Globo.

"Minha carreira é dividida pela metade. Metade na imprensa escrita e metade na imprensa televisiva. Foi muito especial trabalhar na Globo e na CBN, você ganha respeito porque a emissora me deu ampla liberdade de trabalho. Eu conheci colegas excepcionais", disse ele, e pegou um lenço para limpar as lágrimas.

Após a homenagem dos colegas de programa, Sardenberg explicou que a decisão de ter mais tempo livre é para poder curtir os filhos e netos.

"Eu negociei, foi uma coisa planejada. E resolvi me afastar da televisão, é uma aposentadoria parcial. Tenho cuidar mais dos filhos, dos netos e curtir mais a vida", justificou.

Carlos Alberto Sardenberg entrou para a equipe da GloboNews em 1998, mas só estreou na TV aberta em 2006, quando foi convidado pelo então editor-chefe do Jornal da Globo, Erick Bretas, para assumir uma coluna de economia no telejornal, conforme relatou ao "Memória Globo".

Apesar de não aparecer mais na televisão, o jornalista seguirá no Grupo Globo por meio da rádio CBN e no jornal "O Globo".

Comunicado de Sardenberg

Tenho planos, claro: continuo na CBN (ancorando o CBN Brasil) e com minha coluna em O Globo. De modo que é aposentadoria parcial. Motivo: meus 76 anos, 53 de carreira, a necessidade de reduzir o ritmo de trabalho. Passei a maior parte de minha carreira, na escrita e na eletrônica, trabalhando à noite. Isso acumula um cansaço.

Agora, terei todas as noites livres e praticamente todas as tardes. Além da CBN e coluna no Globo, tenho planos de escrever dois livros, um sobre luto, perdas e outro com memórias dos anos 68, de que participei intensamente. E, claro, viajar mais, ler mais e, sobretudo, curtir as duas netas e os três netos.

A saída foi cuidadosamente negociada. Manifestei meu interesse ao Ali e ao Ricardo Villela faz algum tempo. Entenderam meus motivos. Combinamos ficar até as eleições. E é isso. A casa foi muito correta na saída. Diria, mesmo, bastante generosa.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto dizia que Carlos Alberto Sardenberg tem 75 anos. Na verdade, ele tem 76. A informação foi corrigida.