Topo

Papo com mortos, não almoça: o que você pode não saber sobre rei Charles 3ª

Rei Charles 3º é conhecido no Reino Unido por ter manias estranhas - Victoria Jones - WPA Pool/Getty Images
Rei Charles 3º é conhecido no Reino Unido por ter manias estranhas Imagem: Victoria Jones - WPA Pool/Getty Images

De Splash, em São Paulo

24/09/2022 04h00Atualizada em 27/09/2022 14h36

Nascido em 14 de novembro de 1948, Charles Philip Arthur George assumiu o posto de rei, com a nomenclatura de Charles 3º, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth 2ª, no último dia 8 de setembro. Ele leva ao trono histórias e manias peculiares que tendem a agitar o Reino Unido nas próximas décadas.

Se você acha que o monarca deu "piti" por causa do vazamento da tinta de uma caneta, nem imagina que ele tem asco de colocar as mãos em tampa de privada, só viaja carregando itens da realeza, não tem o hábito de almoçar, entre outros hábitos vistos como "bizarros".

Splash listou curiosidades da nova majestade britânica para te deixar por dentro de quem é Charles 3º dentro de casa:

Pijama passadinho

Ex-funcionários da rainha Elizabeth 2ª afirmam em quase todas as entrevistas que creem que Charles 3º sofre de transtorno obsessivo compulsivo, o famoso TOC. Ele, no entanto, nunca foi ao médico buscar informações relacionadas.

No documentário "Serving the Royals: Inside the Firm" ("Servindo a Realeza: Por Dentro da Firma", em tradução do inglês), Paul Burrell, ex-mordomo da família real, contou algumas exigências do primogênito de Elizabeth 2ª.

"Seu pijama é passado todas as manhãs, assim como os cadarços de seus sapatos", afirmou.

Rei Charles 3º exige atenção dos funcionários do palácio com suas manias - HENRY NICHOLLS/REUTERS - HENRY NICHOLLS/REUTERS
Rei Charles 3º exige atenção dos funcionários do palácio com suas manias
Imagem: HENRY NICHOLLS/REUTERS

Manias no banheiro

Ainda no relato ao documentário, o ex-funcionário de Charles e de Lady Di também abriu o jogo sobre as manias do monarca dentro do banheiro.

O rei, por exemplo, tem asco de colocar as mãos em uma privada. "A tampa do assento sanitário também precisa estar sempre em uma determinada posição", disse Burrell. Por falar em privada, o monarca só utiliza uma marca de papel higiênico.

Burrell ainda relatou que Charles não costuma nem tocar na pasta de dente. Os funcionários do palácio precisam colocar exatos 2,5 centímetros de creme dental na escova de dentes dele minutos antes do uso.

Novo monarca do Reino Unido não toca em privadas - 7.set.2022 - Jane Barlow/Pool via Reuters - 7.set.2022 - Jane Barlow/Pool via Reuters
Novo monarca do Reino Unido não toca em privadas
Imagem: 7.set.2022 - Jane Barlow/Pool via Reuters

Viagens com itens da realeza

Reconhecida como especialista em assuntos da família real, a jornalista Tina Brown está finalizando um livro sobre as manias curiosas do rei Charles 3º e já adiantou que ele costuma enviar móveis e itens de decoração para os locais aonde costuma viajar.

Os itens da família real são enviados primeiro aos hotéis em que o rei e sua família irá se hospedar. Assim, ele tem a segurança de que está instalado no que está a altura de um membro da realeza.

Recentemente, Charles 3º se tornou assunto no Canadá por ter ordenado o envio uma cama ortopédica, um assento inodoro e papéis higiênicos para a sua estadia no país da América do Norte.

Charles 3º viaja com itens da realeza para se sentir em casa - Getty Images - Getty Images
Charles 3º viaja com itens da realeza para se sentir em casa
Imagem: Getty Images

Almoço é luxo?

Ex-chefe de cozinha da família real, Darren McGrady concedeu entrevista ao Daily Mail para falar dos hábitos alimentares do monarca.

Ele lembrou que teve um climão com a majestade britânica por ter esquecido de colocar duas ameixas em seu prato de café da manhã.

Ele sempre deixava uma ameixa para que voltasse para mim e eu a repusesse no copo. Em uma manhã, pensei em colocar somente uma. Então, ele me chamou e perguntou: 'Por favor, tem duas?'. Dessa forma, continuei a enviar duas e ele me devolvia uma.
Darren McGrady

Além disso, Charles 3º não tem o hábito de almoçar. De acordo com o ex-correspondente real Gordon Rayner, o rei considera o almoço um "luxo" e costuma fazer um café da manhã reforçado para pular a refeição.

"O almoço é visto como um luxo que atrapalha seu trabalho, então ele toma um café da manhã tardio e trabalha. Descobri isso da maneira mais difícil, passando fome quando comecei a cobrir as turnês reais, e assistia com inveja enquanto sua equipe sofrida preparava pequenos lanches para que pudessem comer em movimento", disse Rayner ao jornal The Daily Telegraph.

Charles não costuma almoçar durante o dia - Getty Images - Getty Images
Charles não costuma almoçar durante o dia
Imagem: Getty Images

Martínis misturados

Assim como faz nas viagens, o novo rei tem o hábito de enviar garrafas de martínis pré-misturados para os compromissos fora do palácio. É o que traz o livro "The Palace Papers: Inside the House of Windsor", lançado em abril desse ano.

Assim, o monarca garante que irá aproveitar o dia de reunião entre amigos ou de viagens de trabalho fazendo o consumo do que mais gosta de beber — e sem riscos a sua saúde.

Rei Charles não bebe qualquer bebida em suas saídas do palácio - Yui Mok/Pool via REUTERS - Yui Mok/Pool via REUTERS
Rei Charles não bebe qualquer bebida em suas saídas do palácio
Imagem: Yui Mok/Pool via REUTERS

Passeios diários

Embora não pare para o almoço, Charles 3º costuma fazer pausas diárias por volta das 13h para esfriar a cabeça do dia de trabalho.

Ele não gostar de ficar "muito tempo dentro de casa" e sai abrindo todas as janelas próximas a sua sala durante a pausa.

Além disso, a majestade tem o hábito de parar para comer às 17h para comer sanduíches e bolo de frutas na companhia da rainha consorte, Camilla.

Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla costumam fazer refeições juntos por volta das 17h - Dan Kitwood/Getty Images - Dan Kitwood/Getty Images
Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla costumam fazer refeições juntos por volta das 17h
Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Conversa com mortos

O novo rei do Reino Unido tem mania de falar com mortos, segundo a biógrafa Catherine Mayer.

Ele tem o costume de fazer visitas aos túmulos de pessoas próximas já falecidas apenas para "colocar o papo em dia". É a forma encontrada pelo monarca de conseguir organizar suas ideias.

Rei Charles visita com frequência as lápides de amigos que já morreram - Aaron Chown/REUTERS - Aaron Chown/REUTERS
Rei Charles visita com frequência as lápides de amigos que já morreram
Imagem: Aaron Chown/REUTERS