Topo

Constance Wu expõe assédio em bastidores de série: 'Experiência traumática'

Constance Wu estrelou a série "Fresh Off Boat" - Getty Images
Constance Wu estrelou a série 'Fresh Off Boat' Imagem: Getty Images

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/09/2022 18h59

Constance Wu, 40 anos, revelou que foi assediada e intimidada sexualmente por um dos produtores sênior da série "Fresh Off Boat" (ABC) — atração que foi ao ar de 2015 a 2020 e lançou a atriz em Hollywood.

A artista expôs as alegações em seu novo livro de memórias, "Making a Scene" ("Fazendo uma Cena", em tradução livre), e em um perfil publicado no jornal New York Times. Ela não divulgou o nome do produtor e apenas referiu-se a ele como "M".

"Eu mantive minha boca fechada por muito tempo sobre o assédio e intimidação sexual que passei nas duas primeiras temporadas da série. Foi uma experiência traumática", disse Constance durante um painel do Atlantic Festival ocorrido em Washington, nos Estados Unidos.

"Mas depois das duas primeiras temporadas, que foram um sucesso, eu não estava mais com medo de perder meu emprego. Foi então que comecei a dizer não ao assédio e à intimidação desse produtor em particular. Eu lidei com isso", continuou.

"Eu não tenho que manchar a reputação desse produtor asiático-americano. Não precisam saber o nome dele. Também não quero manchar a reputação do programa", finalizou a atriz.

No capítulo "You Do What I Say" ("Você Faz o que Eu Digo", em tradução livre) de seu livro, Constance descreve um padrão de assédio e intimidação supostamente perpetrado pelo produtor "M". Ela escreve que ele começou exercendo controle total sobre sua carreira. Como recém-chegada à indústria de TV, a atriz diz que, no início, não percebeu como as interações eram abusivas.

A artista ainda alega que o produtor a controlava o tempo inteiro, insistindo que ela o mantivesse informado sobre sua carreira. Aos poucos, segundo ela, o homem começou a comentar sobre a sua aparência física — comentando sobre sua preferência de corte de cabelo e ditando o que vestia. Além disso, ele regularmente fazia comentários ou piadas ofensivas.

No livro, Constance conta que apenas começou a se sentir empoderada anos depois. A relação dos dois começou a "azedar" quando a atriz se recusou a ir em um festival de cinema que ele queria que ela participasse.

A artista acrescenta que acabou contando aos membros do elenco e da equipe sobre suas experiências com o produtor — mas que se sentiu isolada quando todos ignoraram o fato e seguiram interagindo com o homem.